Portal da Cidade Umuarama

CIÊNCIA

Com conferencistas internacionais, Congresso movimenta Umuarama

A UNIPAR sedia um dos maiores eventos científicos do Estado: o 2º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Publicado em 25/10/2017 às 22:56

A Universidade Paranaense (Unipar) será palco nesta quinta (26) e sexta (27) de um dos maiores eventos científicos do Estado: o 2º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, com a participação de conferencistas de várias instituições do Brasil e exterior e com público de 2.400 acadêmicos. Junto acontece o 16º Encontro de Iniciação Científica, com a apresentação de 1.684 estudos (selecionados entre os mais de dois mil inscritos).

Para palestras e mesas-redondas, virão professores da Bélgica, França, Portugal, Uruguai, México e Argentina. Entre as instituições brasileiras estão representadas USP, Unicamp, Embrapa, Itaipu, UEL, Unisinos, IFPR, UFPA, UFMS e UFVJM. Seguindo o eixo temático ‘Diversidade, Sustentabilidade e Inovação’, os assuntos que estão em pauta englobam as áreas de ‘Ciências Biológicas e afins’, ‘Humanas e Sociais Aplicadas’, ‘Saúde’ e ‘Exatas, Tecnológicas e afins’.

Algumas das palestras com os conferencistas estrangeiros terão tradução simultânea; para isso, vão ser distribuídos fones de ouvido. Quem quiser assistir pelo aplicativo do evento, também pode. Essas são duas das muitas novidades que a Universidade Paranaense está propondo nesta sua grande realização. Na programação estão doze oficinas. Com exceção de uma, todas serão ministradas por professores pesquisadores da Unipar.

Para a outra o convidado é um professor da UEMS. Também fazem parte da programação quatro mesas-redondas e palestras. No total, a Unipar reúne, neste evento, 77 palestrantes e ainda recebe avaliadores do CNPq, que virão de Brasília especialmente para avaliar trabalhos do Pebic (Programa Externo de Iniciação Científica), que concede bolsas aos estudantes integrantes.

À frente da organização estão as equipes da Diretoria Executiva de Gestão da Pesquisa e Pós-Graduação da Unipar, pesquisadores e professores (vinte fazem parte da Comissão Científica), além de estudantes, que auxiliam nas tarefas de bastidores (foram escalados 86 para esta empreitada).

A diretora, professora Evellyn Wietzikoski, diz que a Universidade Paranaense investe alto para fazer deste um evento de referência no Paraná: “O número de trabalhos inscritos, o número de ouvintes, tudo ficou acima das nossas expectativas. Por isso, acreditamos que vamos alcançar nosso objetivo, além de que os conferencistas são todos de alto nível e nossa equipe está bastante empenhada para que nada saia do planejado”. Os eventos também marcam a participação da Universidade Paranaense na mobilização nacional ‘Dia C da Ciência’. 

A abertura oficial está prevista para à noite desta quinta com a palestra ‘Tecnologias exponenciais que estão mudando radicalmente o mundo’, com o professor doutor Paulo Henrique Tomazinho. Uma apresentação de balé da escola Ballerina, de Umuarama, ilustrará o evento.

Fonte:

Deixe seu comentário