Portal da Cidade Umuarama

Colocação de trabalhadores no mercado aumenta em Umuarama

Publicado em 04/07/2017 às 06:01

Umuarama - A eficiência da Agência do Trabalhador na intermediação de mão de obra vem aumentando desde o início do ano. Embora o número de encaminhamentos de candidatos às vagas ofertadas seja menor, no comparativo com os cinco primeiros meses do ano passado, em 2017 o número de contratações tem sido muito maior. O total de trabalhadores contratados de janeiro a maio deste ano chega a 1.443, enquanto no mesmo período de 2016 foram 862.

Apenas em maio último foram encaminhados 1.689 candidatos e 525 acabaram contratados – ou seja, 31,08%. Os índices de colocação dos outros meses também superam com folga a efetividade alcançada no ano passado – em abril as contratações atingiram 12% (foram 7,9% no ano passado); em março, 16,47% (7,17% no mesmo mês, em 2016); fevereiro, 12,16% (4,67% no ano passado); e 9,73% em janeiro, contra 5,07% em janeiro de 2016.

Essa eficiência nos encaminhamentos de candidatos às vagas ofertadas pela Agência do Trabalhador contribuiu para a posição de Umuarama no ranking do saldo de empregos entre os municípios do Paraná, no mês de abril – quando a Capital da Amizade ocupou a terceira posição em todo o Estado, com saldo de 394 (foram 1.198 admissões contra 804 desligamentos), atrás apenas de Curitiba (saldo de 616) e Maringá (saldo positivo de 450).

Entre as cidades de porte semelhante na região Noroeste, Paranavaí aparece em 30º lugar (saldo de 100 vagas ocupadas); Cianorte é a 46ª colocada (saldo de 59); e Campo Mourão ocupa o 50º lugar, com saldo de 48. Os números são do Observatório do Trabalho do Paraná, de acordo com os indicadores de mercado com base nas divisões regionais da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju).

Para o diretor da Agência do Trabalhador, Clóvis Palozi, os números indicam recuperação do mercado de trabalho por um lado, mas também aumento na eficiência da intermediação. “Hoje temos indicado menos trabalhadores para as vagas que surgem no sistema, porém melhoramos a seleção e qualificação das vagas, por isso aumentou o percentual de contratação. Com profissionais mais adequados para cada vaga, as empresas têm contratado com mais facilidade”, completou.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Douglas Bácaro, o saldo é positivo e deve ser comemorado, porém apresenta uma realidade que precisa ser melhorada. “Se analisarmos as vagas preenchidas, concluiremos que a maior parte foi absorvida pelas usinas de cana-de-açúcar, ou seja, são empregos sazonais e de baixa remuneração. Nossa luta, além de colocar o trabalhador no mercado de trabalho, é oferecer qualificação, treinamento e preparo para empregos de qualidade, com melhor remuneração, que possibilite mais poder de compra e qualidade de vida para o profissional e sua família”, afirmou.

Para isso, a Prefeitura de Umuarama – por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo – vem preparando uma série de cursos profissionalizantes e de qualificação para o segundo semestre, em parceria com algumas entidades e empresas. “Vamos atuar de acordo com a demanda do mercado e em parceria com entidades especializadas em formar mão de obra qualificada”, disse Bacaro. O secretário informou ainda que neste mês a secretaria assumirá a gestão do barracão onde funciona uma escola de costura no Conjunto Sonho Meu.

“Por meio de parcerias, ofereceremos cursos de costura e de moda, para que os alunos tenham chances de melhorar sua remuneração trabalhando por conta ou em empregos bem qualificados. Essa é a recomendação do prefeito Celso Pozzobom, favorecer o crescimento da nossa economia por meio de empregos bem remunerados”, completou Douglas Bácaro.

Fonte:

Deixe seu comentário