Portal da Cidade Umuarama

EDUCAÇÃO

Clube do Saber terá aulas especiais em contraturno para recuperar conteúdos

Previsão de início das atividades é o próximo dia 27; projeto segue a meta de redução da repetência escolar a partir de reforço e contraturno

Publicado em 08/05/2019 às 05:33

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Cândido Portinari (Foto: Tiago Boeing)

Ampliação da jornada escolar com aulas especiais de Português e Matemática, preparadas para melhorar a aprendizagem de conteúdos básicos entre alunos do 3º, 4º e 5º ano da rede municipal. Esta é a proposta do Clube do Saber, lançado nesta terça-feira, 7, pela Secretaria de Educação de Umuarama durante evento no teatro do Centro Cultural Schubert, pela secretária Mauriza Lima e pelo prefeito Celso Pozzobom, na presença de autoridades locais, professores, secretários escolares e diretores.

Um grupo de crianças do 5º ano da Escola Municipal Cândido Portinari, reunida para uma apresentação cultural no lançamento, se animou com a possibilidade de integrar o Clube do Saber. A previsão de início das atividades – em contraturno escolar – é o próximo dia 27, mas até lá os professores selecionados para o projeto, após entrevistas e defesa de ideias, vão passar por treinamento para auxiliar os alunos com dificuldades de aprendizagem a recuperar a defasagem educacional.

“Algumas crianças precisam de atenção especial, um cuidado a mais para acompanhar o restante da turma. Por uma série de motivos – geralmente ligados à instabilidade no ambiente familiar – esses alunos enfrentam dificuldades na aquisição dos conteúdos”, explica a secretária Mauriza Lima. Por isso, com indicação dos professores e após avaliação prévia, 500 estudantes foram selecionados para participar do projeto, que terá turmas em todas as escolas municipais.

O prefeito Celso Pozzobom lembrou que a proposta começou com a ex-secretária Maria Clory e se desenvolveu com a atual equipe da Secretaria de Educação. “Queremos formar cidadãos esclarecidos e comprometidos com a sociedade. Por isso estimulamos projetos como esse, que permite recuperar o déficit educacional e equiparar o nível dos alunos, para que a educação avance sem deixar ninguém para trás”, apontou. O prefeito também falou dos investimentos de quase R$ 1 milhão em reparos e melhorias nas escolas e CMEIs e da construção de novas unidades educacionais, em andamento no Primeiro de Maio, Zona Seis e Jardim Alphaville.

Acompanharam o lançamento do programa os vereadores Noel do Pão e Júnior Ceranto, o diretor da Faculdade alfa, Marcos Rodrigues, a representante do Núcleo Regional de Educação, Elizete Mieko, os secretários municipais de Habitação, Amós Westphal, e de Comunicação Social, Letícia Macedo D’Ávila Correa.

Como Funciona

Entre quase 40 inscritos, 24 professores foram escolhidos para o Clube do Saber após uma série de entrevistas e avaliação dos projetos propostos. “Eles terão treinamento com especialistas através de web-conferência, em laboratório de informática cedido pela Faculdade Alfa, a partir do dia 10. Serão orientados sobre o planejamento de ‘desafios’ aos alunos e farão avaliações mensais em conjunto, sobre as estratégicas, vivências e resultados”, acrescentou Mauriza Lima. 

Os alunos terão testes bimestrais, além das avaliações externas. A evolução de cada um será anotada em ficha de acompanhamento junto com a carteirinha personalizada de membro do Clube do Saber, que será entregue a cada aluno. O projeto segue a meta de redução da repetência escolar a partir de reforço e contraturno e também a proposta de implantar educação em tempo integral em pelo menos 50% das escolas públicas, atendendo 25% dos alunos da educação básica. Os alunos terão 4h/aula semanais entre maio e novembro deste ano em todas as escolas municipais, em sistema de contraturno – quem estuda de manhã terá aulas à tarde e vice-versa. 

Fonte:

Deixe seu comentário