Portal da Cidade Umuarama

Clóvis de Barros Filho realiza palestra em Umuarama

Publicado em 14/06/2017 às 08:13

Umuarama – Um dos maiores palestrantes da atualidade no Brasil, o professor Clóvis de Barros Filho, estará em Umuarama no dia 21 de julho para falar sobre “Valores”. No evento que ocorrerá às 19h30, no Teatro da Unipar, e que é realizado pela Universidade Paranaense, o professor abordará temas como mudança, reconstrução e reinvenção.

A Unipar ainda divulgará a forma de inscrição para a palestra que custará R$ 60 para o público em geral com descontos para a comunidade acadêmica. Segundo o palestrante, no encontro serão abordados temas da filosofia clássica, que são discutidas desde os primórdios da reflexão que o homem faz sobre a vida e que tratam essencialmente da mudança.

Ao longo da minha trajetória de palestrante, fui percebendo que esta reflexão tinha bastante permeabilidade nas vidas das pessoas com quem me encontrava, então eu busquei nesta filosofia clássica os elementos fundamentais para que possamos pensar na mudança a partir de um contexto que é o nosso”, explica.

O tema da palestra vem ao encontro de uma realidade atual: a “hipervelocidade” com a qual as pessoas encaminham o seu cotidiano. Segundo o professor Clóvis de Barros Filho, a sociedade está caracterizada, sobretudo, pela ansiedade e estresse.

“Lidamos muito mal com o ritmo da nossa sociedade e as soluções que comumente o mundo do trabalho encontra para enfrentar esses problemas desconsideram as individualidades e os problemas estruturais que causam tanta consternação naqueles que são envolvidos por essa bola de neve que é a rotina diária. Quando pessoas sucumbem à pressão e desenvolvem doenças, são frequentemente culpabilizadas individualmente e substituídas sem que o sistema seja repensado para favorecer a boa vida de seus membros”, considera.

Currículo 

Bacharel em Direito pela USP, em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero, mestre em Ciência Política pela Universidade de Paris III, doutor em Direito pela Sorbonne-Nouvelle e em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Clóvis de Barros Filho é livre-docente da Escola de Comunicação e Artes da USP. Possui mais de 30 anos de experiência acadêmica e é autor de mais de 15 livros, entre eles, o best-seller “A vida que vale a pena ser vivida”. Há dez anos o professor atua também como palestrante e consultor de grandes empresas.

Fonte:

Deixe seu comentário