Portal da Cidade Umuarama

Competição

Circuito Regional de Xadrez Escolar premia alunos e escolas campeãs de 2022

A ação é organizada pelo Núcleo Regional da Educação de Umuarama (NRE) e acontece desde 2005

Publicado em 02/12/2022 às 13:38

A competição é organizada pelo Núcleo Regional da Educação de Umuarama (NRE) (Foto: Assessoria)

O Circuito Regional de Xadrez Escolar (Crexe) realizou na manhã desta sexta-feira (2) a premiação final dos vencedores das cinco etapas de 2022. A competição é organizada pelo Núcleo Regional da Educação de Umuarama (NRE) e acontece desde 2005. O evento contou com a presença dos alunos premiados e seus professores, dos diretores das escolas e da chefe do NRE Professora Gilmara Zanata, que agradeceu a parceria das escolas e das prefeituras para a realização do CREXE, e aproveitou para convidar para a próxima edição, no ano de 2023, fazendo deste evento, um dos maiores do estado do Paraná.


Participam estabelecimentos das redes estadual, municipal, federal, particular e conveniada dos dezenove municípios da área de abrangência, e também instituições de municípios de outros núcleos regionais. A média por etapa é de 300 participantes, entre alunos e professores.

As etapas são disputadas em cinco cidades diferentes, sendo premiados os cinco melhores enxadristas de cada categoria em cada etapa, além disso existe uma classificação geral, na qual os competidores acumulam pontos individuais e por equipe durante todas as etapas.

Devido à pandemia, não aconteceu o CREXE nos anos de 2020 e 2021, sendo assim, este ano foi a 15ª edição do evento. Ao longo dessas 15 edições, o evento contou com mais de 21.500 inscrições e com a representatividade de 58 estabelecimentos de ensino.

No ano de 2022, foram disputadas mais de 4000 partidas durante as 5 etapas, 43 escolas de 15 municípios participaram, sendo entregues 250 medalhas durante as etapas. Na premiação do encerramento do CREXE, foram entregues mais 50 medalhas e 30 troféus na premiação geral.

Além da premiação individual e geral, também foi premiado com um Kit esportivo, o estabelecimento de ensino melhor classificado no circuito, que participou do Programa das Aulas Especializadas em Treinamento Esportivo – AETE´s da SEED. A premiação e os Kits esportivos foi o resultado de uma parceria entre a Superintendência do Esporte do estado do Paraná, a Federação Paranaense do Desporto Escolar e o NRE de Umuarama.

Fonte:

Deixe seu comentário