Portal da Cidade Umuarama

Educação

Novo centro vai ampliar atendimento a pessoas surdas em Umuarama

O centro é dedicado à capacitação de tradutores e intérpretes de Libras e professores bilíngues surdos e ouvintes

Publicado em 08/11/2018 às 00:10
Atualizado em

A previsão é que as atividades iniciem em janeiro (Foto: AEN)

A Secretaria de Estado da Educação vai abrir quatro novos Centros de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos (CAS) em Apucarana, Cascavel, Francisco Beltrão e Umuarama. Cerca de 14 mil pessoas surdas serão beneficiadas com a medida. A previsão é que as atividades iniciem em janeiro.

Os centros são espaços dedicados à capacitação de profissionais da área, como tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e professores bilíngues surdos e ouvintes. Os cursos são ofertados preferencialmente a profissionais da rede estadual, mas também estão disponíveis para professores de outras redes e comunidade escolar.

De acordo com a chefe do Departamento de Educação Especial da secretaria, Siana do Carmo de Oliveira Franco Bueno, o Paraná contava desde 2010 com um Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos em Curitiba que atendia todo o Estado. “Em março de 2018 foi inaugurado um CAS em Guarapuava, e ainda em novembro deste ano, daremos continuidade à expansão dessa oferta com a abertura de quatro novos Centros”, explica.

O CAS de Umuarama ficará situado no Colégio Estadual Prof. Paulo A. Tomazinho, responsável pelo atendimento dos NREs de Campo Mourão, Cianorte, Goioerê, Loanda, Paranavaí e Umuarama, com uma população de 2.244 pessoas surdas.

Fonte:

Deixe seu comentário