Portal da Cidade Umuarama

Celine da Silva: uma trajetória de cidadania por meio do esporte

Publicado em 06/02/2017 às 00:56

Umuarama - A professora e ex atleta Celine Vitório da Silva, 54 anos, é um exemplo de como o esporte pode transformar a vida de crianças e jovens. Sua trajetória de vida começou em Terra Boa, cidade onde nasceu. Lá, ela deu seus primeiros piques e, ainda criança, descobriu sua aptidão para o atletismo. Na adolescência trabalhou como doméstica para ajudar a família. Seu sonho era participar da corrida de São Silvestre.

“Venci os 800 metros, 1500 metros e lançamento de disco. Disseram que eu tinha futuro”, ressaltou Celine, que logo se mudou para Umuarama junto com a mãe, após concluir o ensino médio, em 1982. Já na Capital da Amizade, conciliava o curso de magistério com as competições de atletismo pelo Estado.

Após muito esforço e dedicação ela conseguiu patrocínio e também passou no concurso público da Prefeitura Municipal, na área de educação. Em 1988 começou a lecionar para crianças de primeira à quarta série na Escola Doutor Ângelo Moreira da Fonseca, no bairro Dom Pedro.

Mas ainda faltava uma coisa na sua vida: cursar educação física. Foi então que Celine decidiu fazer uma universidade. Neste período, ela também desenvolveu um projeto social, utilizando a prática do atletismo como instrumento de inclusão social.

“Tudo que alcancei na minha vida foi com muita luta. Resolvi passar o que aprendi para as crianças. Comecei com um grupo de meninas, mas o projeto deu tão certo que expedi para os garotos”, salientou a educadora. Nesta fase, Celine percorreu várias escolas da cidade lapidando talentos e salvando vidas.

Atualmente, ela dedica parte do seu tempo na Escola Jardim Canadá, no bairro Dom Bosco. “Percebi muitos talentos nesta Escola. Este ano pretendo levar alguns jovens para assistirem a São Silvestre comigo. Fiquei emocionada quando um garoto disse que o atletismo havia lhe ensinado a correr atrás dos seus objetivos”, disse.

Fonte:

Deixe seu comentário