Portal da Cidade Umuarama

Causa animal

Cartilha sobre cuidado com os animais será distribuída em escolas de Umuarama

Material é produzido pela Prefeitura como contrapartida pelo recebimento do Projeto Castrapet Paraná

Publicado em 22/03/2023 às 07:58

“Mila e os Animas de Companhia” foi produzido pela administração municipal como contrapartida por ter recebido o programa Castrapet Paraná (Foto: Assessoria)

Mais uma vez a Prefeitura de Umuarama vai distribuir, entre os alunos da rede municipal de ensino, 3.500 cartilhas falando sobre o tema abandono de animais de estimação. Criação de Suellen Antunes, Daniela Tozetto e Girlene Pazini Joacob, profissionais que atuam na Sedest (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo), “Mila e os Animas de Companhia” foi produzido pela administração municipal como contrapartida por ter recebido o programa Castrapet Paraná (Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos).

O livro conta a história de Mila e sua luta para que as pessoas não abandonem seus bichinhos de estimação. “O material foi produzido por meio de um convênio entre a Sedest e do Instituto Água e Terra (IAT), com parceria entre duas secretarias municipais: de Meio Ambiente e de Agricultura. As cartilhas serão distribuídas em 21 escolas da rede municipal de ensino na próxima semana, porém a Escola Municipal Senador Souza Naves foi a primeira a receber, já que foi a escola sede do projeto, totalizando 22 instituições de ensino”, relata Rubens Sampaio, secretário municipal de Meio Ambiente.

Sampaio conta que investir na educação de crianças e adolescentes a respeito dos cuidados com os animais de estimação é fundamental para garantir a proteção dos animais. “Cada vez mais os pets, como são conhecidos os animais de companhia ou de estimação, estão ganhando espaço nas famílias brasileiras. Cuidar para que eles tenham uma vida digna é obrigação de todos os que assumem a responsabilidade de adotar um animalzinho”, pontua.

Ele relata que a ideia da cartilha é falar para as crianças, de forma clara e objetiva, sobre a responsabilidade de se ter um animal sob sua tutela. “É um trabalho de sensibilização e conscientização de hábitos das pessoas, melhorando as condições de vida desses animais”, detalha o secretário, acrescentando que o material traz ainda um calendário de vacinação para cães e gatos, dicas de como escolher um pet e até informações sobre a importância de se denunciar maus tratos aos animais.

Fonte:

Deixe seu comentário