Portal da Cidade Umuarama

Canil da PM de Umuarama adquire qualificação internacional

Publicado em 18/07/2017 às 21:07

Umuarama – Neste fim de semana (15 e 16 de julho), o soldado Claiderson Krasota Minikoski e o aspirante Vitor Voltolini Junior – membro e comandante, respectivamente, do Canil do 25º Batalhão da Polícia Militar de Umuarama – participaram do IV Seminário Internacional Mantrailing, realizado no Canil da Guarda Civil de Porto Feliz-SP. Com a qualificação internacional, a meta é treinar cães para o rastreio, busca e captura de pessoas.

O seminário foi coordenado e traduzido por Ana Beatriz Albernaz, da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) – instrutora responsável pelo Grupo de Busca Sul Paulista (GBR) e também a idealizadora do encontro que trouxe os americanos Laurie Swain, Terry Davies, e Don Lavinder, instrutores da Virgínia Bloodhound Search and Rescue (VBSAR), International Academy of Canine Trainers. O encontro teve a presença de profissionais vindos de outros países, policiais e guardas municipais de vários Estados do Brasil.

Aperfeiçoar permanentemente os conhecimentos nesta modalidade que apesar de ainda nova no Brasil é considerada uma das mais reconhecidas e valorizadas internacionalmente, possibilitando a utilização do cão trabalhador para encontrar pessoas desaparecidas, a localização e identificação de transgressores, e resolução de crimes, a partir de um objeto utilizado pelo indivíduo em questão.

“Conseguir mandar nossos policiais para cursos e seminários especializados já é raro, conseguir enviar dois policias para um seminário desse calibre é imensurável. Acredito que o conhecimento obtido será de grande valia para nosso batalhão e trará muitos frutos positivos para nossa sociedade”, destacou o aspirante, que fez questão de agradecer o apoio logístico da Sociedade Rural de Umuarama (SRU) e Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu). 

Voltolini também destacou a experiência trocada com policiais de outros estados que têm Canil exemplo de Mantrailing, como é o caso da Polícia Militar de Blumenau- SC, presente no seminário. Atualmente o Canil da PM de Umuarama conta com seis cães, destaque para “Fire”, um pastor-belga de malinois treinado para busca de entorpecente, Jonny, um pastor-alemão adestrado para patrulhamento e Zeus, pastor-suíço especializado em cinoterapia. Agora, com o treinamento dos policiais, Iron e Slash, pastores-belgas de malinois, serão adestrados para rastreio, busca e captura de pessoas, além de busca de entorpecente.

Fonte:

Deixe seu comentário