Portal da Cidade Umuarama

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada em Umuarama

Publicado em 29/05/2017 às 08:13

Umuarama - O Ministério da Saúde prorrogou a campanha nacional de vacinação contra a gripe. O grupo prioritário terá até 9 de junho para ir aos postos de saúde receber a dose, que imuniza contra três sorotipos diferentes (H1N1, H3N2 e Influenza B). Em Umuarama, 74,56% do público-alvo recebeu a vacina. O subgrupo com melhor cobertura foi o dos idosos (83,93%) seguido por trabalhadores da saúde (70,11%). Os demais ainda estão abaixo de 70% – crianças (58,17%); gestantes (57,49%); e o subgrupo das puérperas tem a menor cobertura (52,06%).

De acordo com a enfermeira Andréia Balan, da Vigilância Epidemiológica da Covisa – Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Umuarama – nos últimos dois dias, houve um aumento de 2,23% na cobertura vacinal. “Muitas pessoas sempre deixam para procurar os postos de saúde na última hora e também estamos realizando uma busca ativa do público-alvo, com oferta de vacinas em supermercados e nos CMEIs (centros municipais de educação infantil), para que possamos atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de pelo menos 90% do total de pessoas no grupo prioritário – que na cidade é de 30 mil umuaramenses”, explicou.

Com um prazo mai dilatado, a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, acredita que será possível atingir a meta. “A vacina contra a gripe estará disponível nas unidades básicas de saúde (UBS) e em pontos estratégicos para facilitar o acesso à população. Mas é importante que quem ainda não se vacinou procure o posto de saúde mais próximo, no horário normal de atendimento”, convocou a secretária.

Na última semana, a Covisa levou a vacinação contra influenza em alguns supermercados de Umuarama, entre quarta e sexta-feira. A Secretaria Municipal de Saúde também estendeu a vacina para os CMEIs na quinta-feira, 25, a fim de imunizar crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos contra a Influenza. Os pais e responsáveis foram avisados.

O público-alvo inclui pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menos de 5 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da área de saúde e doentes crônicos (mediante comprovação). Ainda indígenas, detentos, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e professores lotados em sala de aula.

Fonte:

Deixe seu comentário