Portal da Cidade Umuarama

Câmara de Umuarama entrega dois Títulos de Cidadão Honorário nesta sexta

Publicado em 27/04/2017 às 04:33

Umuarama - Está marcada para as 20h desta sexta-feira (28), a entrega do Titulo de Cidadão Honorário aos senhores Enio Soares dos Santos e Odelio Henrique dos Santos. A solenidade acontece na Câmara Municipal de Umuarama, sendo aberta a toda comunidade. 

O Tenente Coronel Enio Soares dos Santos esteve à frente da Polícia Militar de Umuarama por diversos anos, tendo comandado inúmeros trabalhos em prol do fortalecimento da segurança pública municipal. A honraria é uma proposição do vereador Marcelo Nelli. 

Por sua vez, Odelio Henrique dos Santos é figura expressiva na sociedade e história umuaramense, tendo ocupado diversos cargos importantes em entidades sociais, além de ser o fundador da Associação de Recuperação de Alcoólatras e diversos outros trabalhos de auxilio comunitário. Foi congratulado com o título no ano de 2000, sendo o projeto de autoria do então vereador, Ismar Carlos Rocha Guimarães. Currículo dos homegageados:

Enio Soares dos Santos  

Nasceu no dia 01 de março de 1966, sendo casado com Sônia Maria do Prado Santos, com quem teve os filhos Enio Soares dos Santos Junior e Maria Eduarda Prado Santos. Sua vida de Militar se iniciou em 23 de fevereiro de 1985, com sua inclusão no Exercito Brasileiro, tendo passado para a reserva como 3º sargento no mesmo ano. Em 1986, foi soldado no BPTran em Curitiba, e em 1990 ingressou como aspirante oficial da Polícia Militar e, no ano posterior, recebeu a titulação de 2º Tenente do Quadro de Oficiais da Polícia Militar, e, 1º Tenente em 1993. Em 2002 foi promovido a Capitão do Quadro de Oficiais da Polícia Militar e Major em 2010. Em 2014 mais uma titulação importante, desta vez como Tenente Coronel do Quadro de Oficiais da Polícia Militar.  

Dentre as principais funções exercidas, estão: O Comando do Pelotão do 7º Batalhão de Cruzeiro do Oeste; Sub-comando da 2ª Companhia da Polícia Militar de Umuarama; coordenação da escola de formação de soldados, em Cruzeiro do Oeste. Em 1999 foi transferido para o 6º Batalhão da Polícia Militar de Cascavel, onde foi chefe de pessoal, chefe de inteligência e chefe do cartório do termo circunstanciado. Em 2003 assumiu o comando da 3ª Cia do 6º Batalhão da Polícia Militar. Entre 2006 a 2009, com a criação em Toledo do 19º Batalhão, exerceu função de Chefe de Logística e Subcomandante e, entre 2009 a 2014, comandou da 5ª Companhia da Polícia Militar de Umuarama. Em 2014, assumiu o comando do recém-criado 25º Batalhão da Polícia Militar, em Umuarama.   

Em sua carreira, sempre primou pela qualificação e, por conta disto, se formou oficial em 1990, na Academia Guatupê, em regime integral. É formado em Direito pela Unipar, pós-graduado pela Universidade Federal do Paraná, no curso de aperfeiçoamento de oficiais e especialização em administração policial, possuindo outras duas pós-graduações, uma em Segurança Pública, Direitos e Cidadania, pela Unioeste-Toledo e outra em Gestão de Pessoas – Complementação em Magistério.

 Odelio Henrique dos Santos 

 Nascido na cidade de Pirajuí, em 30 de julho de 1930, filho de Osvaldo Henrique dos Santos e Amábile Casterdelli. Em 1957 veio de Itambé-PR, para a cidade de Maria Helena. Mas, foi em 1966 que fixou residência em Umuarama, onde atuou como representante comercial de várias empresas. É fundador e vice-presidente do Asilo São Vicente de Paula. Também fundou a ARA (Associação de Recuperação do Alcoólatra), em 27 de março de 1976. Participou ainda da fundação do Serviço de Obras Sociais – SOS, como diretor de patrimônio, no ano de 1980. Fundou ainda a Ovinopar, tendo exercido o cargo de tesoureiro. Presidiu a Coperama, Cooperativa de Coelhos de Umuarama em meados de 1990. Em 16 de fevereiro de 1996, fundou a Prefem (Preferencial Fundo Mútuo) destinado a assistência funerária, beneficiando centenas de famílias carentes de Umuarama e região.

Casado com Dona Geralda Aparecida dos Santos, com quem teve cinco filhos: Oriovaldo (in memoriam), Osnilda, Gilberto, Odelio Carlos, Lucineide, sendo hoje avô de 10 netos e 04 bisnetos. Na área social do ARA, participou ativamente durante 24 anos, tendo fundado diretamente outros 46 grupas da ARA, com o apoio das dioceses de Umuarama, Apucarana, Paranavaí, Cascavel, Toledo, Campo Mourão, Pixanga, Dourados-MS, ABC Grande São Paulo e de mais 15 Aras espalhadas pela região, indiretamente, levando o nome de Umuarama em inúmeros municípios brasileiros. Uma figura presente na história e no desenvolvimento da Capital da Amizade, sendo grande merecedor da honraria ora concedida.

O Título

Cidadania honorária é um título de honraria que uma pessoa de importância recebe. O agraciado passa a ser um irmão, um conterrâneo, um ilustre da terra natal, mesmo que não tenha nascido ou não resida na localidade que lhe concede a honraria. É fundamental a relevância de suas ações em prol do município e da coletividade.

Fonte:

Deixe seu comentário