Portal da Cidade Umuarama

TECNOLOGIA

Bienal Regional de Informática reúne estudantes e profissionais da área de TI

Terceira edição do evento abordou atualização e novidades do mercado

Publicado em 03/09/2018 às 07:21

Profissionais compartilham experiências em mesa-redonda (Foto: Divulgação )

A cada dois anos, o curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar, a Faculdade Alfa e o Instituto Federal do Paraná – IFPR se unem para realizar a Brinfu (Bienal Regional de Informática de Umuarama), que reúne alunos, professores e profissionais da área de tecnologia da região. Neste ano, em sua 3ª edição, o evento contou com cerca de 260 participantes. Palestras, com grandes especialistas da área, fizeram parte da programação.

O evento começou no Teatro Unipar com André Marcelino Pereira, que atualmente trabalha para a Caixa Seguradora, em Brasília. Ele falou sobre pesquisas e avanços da Era Digital, além dos experimentos, desafios e oportunidades do Big Data (trabalho analítico e inteligente de grandes volumes de dados). Os trabalhos foram encerrados com uma apresentação musical da Banda IFMusic.

Já no segundo dia, diversos palestrantes passaram pelo IFPR: ‘Realidade Aumentada na Web’, ministrada pelo professor Anderson Fernandes; ‘Uso seguro e consciente da Internet - Mais proteção para Empresas’, ministrada pelo professor da Unipar Leandro Clementino de Lima; ‘Blockchain’, ‘Internet das Coisas’ e ‘Desenvolvimento Sustentável com TI Verde’, ministradas pelos professores da IFPR Mario Feles dos Santos Junior, Paulo Victor Merino e Décio Luiz Rocha respectivamente. À noite, no Teatro Unipar, o evento contou com uma mesa-redonda formada por Dean Costa e Thiago Zaninelo (e/code Agência Digital), Daniel Couto de Brito (AFA Sistemas), Guilherme Turcato (Prestige/Portal da Cidade), Leandro Cavalieri (Agência Web WinSite), André Marcelino Pereira (Caixa Seguradora), Agnaldo Luchetti Vieira (M2 Sistemas), Saulo do Nascimento (MS1) e Aroldo da Silva (Simple Work).

O professor Anderson Fernandes encerrou os trabalhos ministrando palestra sobre realidade aumentada na web. Concluindo a Bienal, o terceiro dia teve em sua programação as palestras ‘Infraestrutura e Telecom’, ministrada pelo sócio- proprietário da QNET Telecom Diógenes Morodim Ferreira, ‘Myselfpay’, ministrada pelo diretor executivo da Unisu – Serviços Logísticos Fagner Soares, e ‘Startup Umuarama e Hackathon’, ministrada por profissional do Sebrae.

De acordo com o professor Elyssandro Piffer, coordenador do curso de Sistemas de Informação da Unipar, o evento foi um sucesso: “O Brinfu cumpriu seu objetivo que é promover a integração, atualização, disseminação e discussão de assuntos de ponta da área de TI [tecnologia da informação], visto que tivemos um grande número de participantes, dentre eles, acadêmicos das instituições de ensino superior e alunos do ensino médio e técnico, além dos profissionais que já atuam no mercado de TI”.

Ele também ressalta a importância da realização deste evento para quem atua na área: “Como sabemos, o campo de tecnologia da informação é muito dinâmico; para o profissional e o acadêmico se manterem atualizados é necessário acompanhar constantemente as novas tendências. Além disso, atualmente, só mantém sua competitividade quem possui conhecimento e informação”.

 Gincana

Para os acadêmicos da Unipar, essa jornada de estudos começou antes. As turmas foram convidadas para participar de uma gincana que desafiou os conhecimentos e a criatividade de todos. Três equipes, com mais de vinte integrantes cada, disputaram as provas. Em duas noites, foram muitas, abordando lógica e desenvolvimento. Também teve concurso de fantasia: cada equipe apresentou dois personagens do mundo virtual (games) caracterizados.

Todos capricharam no figurino e nos detalhes da composição do look. Outra prova foi também muito desafiadora: automação residencial. Os acadêmicos tiveram que criar um aplicativo de celular para abrir a porta da casa, representada numa maquete, que também tiveram que confeccionar. Mas a prova que mais causou sensação, como sempre, foi a dos robôs: as equipes construíram as engenhocas e puseram para a luta. O mais robusto levou vantagem.

Fonte:

Deixe seu comentário