Portal da Cidade Umuarama

Cultura

Biblioteca Rocha Pombo amplia acervo e passa por modernização

A biblioteca conta com acervo de aproximadamente 22 mil itens, entre livros, revistas, gibis e outros

Publicado em 12/02/2018 às 08:11

Biblioteca Rocha Pombo de Umuarama vem recebendo doações de livros novos, encaminhados pela Divisão de Extensão da BPP e pelo Museu Oscar Niemeyer (Foto: Tiago Boeing/PMU)

A Biblioteca Municipal Rocha Pombo está passando por transformações. Para atender melhor ao público leitor de Umuarama, a Fundação Cultural – responsável pela administração – estabeleceu recentemente parceria com a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) para implantação da Plataforma Pergamum – Sistemas para Bibliotecas.

Localizada no segundo piso do Centro Cultural Vera Schubert, a biblioteca e conta com acervo de aproximadamente 22 mil itens, entre livros, revistas, gibis e outros. De acordo com o coordenador Anderson Arilson de Freitas, o Pergamum é considerado um dos sistemas mais eficientes na gestão de livros e acervo documental. São mais de 50 unidades públicas de leitura de todo o Paraná (bibliotecas cidadãs, municipais, cinematecas, gibitecas, bibliopraias, Bondinho da Leitura, bibliotecas de faculdades, universidade e institutos federais, casas de leitura e centros de documentação, entre outras) que já aderiram à plataforma.

“Todo o material da Biblioteca Rocha Pombo está sendo cadastrado no sistema que, em breve, facilitará o acesso público através da busca on-line e renovação dos empréstimos também pela internet, através do link disponível no site da Fundação de Cultura e Turismo”, explica o coordenador.

Os colaboradores da Biblioteca Municipal Rocha Pombo passaram por um treinamento na Biblioteca do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus de Umuarama, para a alimentação dos dados de cadastro dos livros no Pergamum. “Para este ano, está prevista atualização do treinamento para iniciar o recadastramento dos consulentes (usuários que consultam ou emprestam livros). Além do sistema virtual, a parceria visa ainda a complementação do acervo das bibliotecas vinculadas com a Rede de Bibliotecas Públicas do Paraná”, explica Anderson de Freitas.

A Biblioteca Rocha Pombo de Umuarama vem recebendo doações de livros novos, encaminhados pela Divisão de Extensão da BPP e pelo Museu Oscar Niemeyer. São títulos de assuntos variados, desde autores paranaenses, como Domingos Pellegrini, Paulo Leminski e Helena Kolody, a livros de história, Literatura Brasileira, estrangeira e infantil, Direito, Artes, autoajuda e demais áreas técnicas.

“Os livros novos em breve estarão todos disponíveis à população que poderá fazer o cadastro e emprestar até três títulos por semana. Assim que iniciarmos o cadastramento dos consulentes informaremos sobre a documentação necessária, número de livros por pessoa e o período de empréstimo”, informa o coordenador. A biblioteca atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Para mais informações ligue (44) 3621-4112.

Fonte:

Deixe seu comentário