Portal da Cidade Umuarama

Lei

Biblioteca Itinerante pode se tornar permanente em Umuarama

Projeto Biblioteca Itinerante tem como propósito estimular nas crianças o hábito pela leitura

Publicado em 09/06/2018 às 01:40

A estimativa é de que mais de 100 mil atendimentos tenham sido prestados desde que o trabalho se iniciou (Foto: Reprodução/Facebook)

O projeto idealizado pela Secretaria Municipal de Educação de Umuarama, intitulado Biblioteca Itinerante, pode dar mais um salto importante em sua trajetória. A presidente da Câmara, vereadora Maria Ornelas, apresentou proposição prevendo que a iniciativa seja transformada Lei Municipal, mediante o Projeto de Lei Nº 34/2018, o qual já foi aprovado em primeira discussão.

Na sessão ordinária da última segunda-feira (4), a coordenadora do Biblioteca Itinerante desde o início das atividades em 2011, professora e escritora Ângela Russi, destacou a relevância de a iniciativa ser transformada em Lei. “É maravilhoso ver um projeto tão legal ganhar forma e, o mais importante de tudo é que uma vez transformado em Lei Municipal, estará amparado legalmente. O Biblioteca Itinerante não pode viver ao sabor do vento das gestões”, completou Russi. 

Em ação desde 2011, quando foi criado pela Prefeitura de Umuarama mediante a Secretaria Municipal de Educação, o Projeto Biblioteca Itinerante – Caminhos da Sabedoria tem como propósito principal estimular nas crianças o hábito pela leitura. Além dos livros, oferece atividades lúdicas, como: teatro, música e recreações.

Para garantir a circulação do projeto pelos CMEIs, escolas municipais da sede e do distrito, assim como outras entidades, um ônibus foi adaptado como biblioteca, tendo percorrido milhares de quilômetros desde o início da trajetória. A estimativa é de que mais de 100 mil atendimentos tenham sido prestados desde que o trabalho se iniciou. A Prefeitura, via Secretaria de Educação, financia integralmente a ação.

Segunda votação

Se aprovado em segunda votação, o projeto é encaminhado para o prefeito. Uma vez sancionado pelo Chefe do Poder Executivo, a propositura se transforma em Lei, tendo todo seu embasamento legal para ter continuidade, independente do comando do município. Assim como nas demais sessões ordinárias e extraordinárias da Câmara, as mesmas são abertas à comunidade, que também está convidada a prestigiar a sessão desta segunda, que tem seu início programado para às 19h30.

Fonte:

Deixe seu comentário