Portal da Cidade Umuarama

Biblioteca Itinerante de Umuarama homenageia Maurício de Sousa

Publicado em 18/04/2017 às 06:37

Umuarama - A Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta terça-feira, 18, mais uma edição da Biblioteca Itinerante Caminhos da Sabedoria. Neste ano, o tema é a vida e obra do cartunista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica. A primeira escola visitada pelo projeto é a Cândido Portinari, no Conjunto Habitacional Sonho Meu. O prefeito Celso Pozzobom, vereadores e autoridades prestigiaram o lançamento.

Sob a organização e coordenação da professora e escritora Ângela Russi, a Biblioteca Itinerante – montada dentro de um ônibus decorado e equipado especialmente para a leitura – fica esta semana na escola do Sonho Meu e na próxima passa a visitar outros estabelecimentos de ensino. “A agenda ainda não está pronta, mas vamos passar por diversas escolas, levando às crianças apresentações de teatro de bonecos, brincadeiras, atividades de lazer e muita leitura”, destacou a professora.

O lançamento desde ano reuniu o prefeito Celso Pozzobom, a secretária municipal de Educação, maria Clory Zanferrari, a diretora do Sesc/Umuarama, Mauriza Lima, a presidente da Câmara, vereadora Maria Ornelas, vereadores Newton Soares, Júnior Ceranto, Ana Novais, a diretora da Fundação Cultural de Umuarama, Vera Lúcia Borges, equipe da Secretaria da Educação, professores, a diretora da Escola Cândido Portinari, Elaine Natalina Ferrarezi, e a coordenadora Cristiane Fagotti.

“É uma alegria muito grande e motivadora participar deste evento e ver a felicidade das crianças. Como prefeito, é gratificante ver o empenho da equipe da Secretaria da Educação, professores e em especial da equipe da Biblioteca Itinerante, que leva cultura para todos os cantos da cidade. Não devemos economizar quando se trata de cuidar das crianças e investir em estrutura, projetos e atividades para o seu desenvolvimento cultural e social”, destacou o prefeito Pozzobom.

A secretária Maria Clory lembrou a professora que concebeu o projeto da Biblioteca Itinerante, Marilene Maldonado, e parabenizou a coordenadora Ângela Russi pela brilhante condução ao longo dos anos. “O ônibus chega a receber 10 mil visitas durante o ano, distribui cultura e divulga a leitura de obras e autores brasileiros. Isso é maravilhoso e toda a equipe está de parabéns”, completou, agradecendo o apoio do Sesc/Umuarama e da Universidade Paranaense (Unipar), através dos estagiários e parceiros.

Com o teatro de bonecos, o projeto contou um pouco da história do homenageado – o cartunista Maurício de Sousa, que começou a carreira em Mogi das Cruzes, desenhando cartazes e ilustrações para rádios e jornais. Em 1954 conseguiu uma vaga de repórter policial na Folha da Manhã, em São Paulo, e passou cinco anos escrevendo e ilustrando desenhos bem-aceitos pelos leitores.

Sua história com os quadrinhos começou em 1959, quando uma história do Bidu, a primeira personagem, foi publicada no jornal, As tiras em quadrinhos com o cãozinho Bidu e seu dono, Franjinha, deram origem ao famoso menino de cabelos espetados Cebolinha e suas filhas foram homenageadas com a criação da Mônica e da Magali. Depois, Maurício de Sousa adicionou outras personagens ao universo e hoje praticamente todo mundo conhece a Turma da Mônica.

Fonte:

Deixe seu comentário