Portal da Cidade Umuarama

Assumu promove comemoração ao Dia Nacional do Surdo nesta sexta

Publicado em 29/09/2017 às 00:35

Umuarama – Acontece nesta sexta-feira (29) na Associação de Assistência aos Surdos (Assumu) “Anne Sullivan” a comemoração ao Dia Nacional do Surdo, que oficialmente é comemorado no dia 26 de setembro.

O evento começa às 19h30 e contará com apresentação de um teatro de sombras, contando toda a história de como a sociedade enxergou e tratou os surdos nos mais diversos períodos históricos.

Haverá também venda de cachorro quente, com o intuito de arrecadar fundos para a instituição, já que a parceria com o Estado e as prefeituras de Umuarama e região cobrem principalmente o salário dos professores e funcionários. Gastos com água, luz e telefone, muitas vezes, são sanados com a realização de rifas, ou eventos como esse.

Dos 12 professores da Assumu, 4 são surdos, e o método de ensino aplicado na escola é pensado por eles mesmos. “Não existe um material de ensino pronto, é um trabalho pedagógico que varia de escola pra escola, nós, por exemplo, desenvolvemos nosso próprio método”, explica Kate Maria da Silva Schroeder, diretora da instituição.

Recentemente a Assumu fechou uma parceria com a prefeitura de Umuarama para apresentar ciclos de palestras com o objetivo de informar melhor os familiares e a comunidade. “Isso surgiu de um caso que tivemos em uma escola convencional, em que existia uma criança surda e a professora não havia se dado conta, então nos deu uma luz, e propomos essa ação como prevenção para casos como esse e para que a sociedade entenda melhor o que é a surdez”, diz Kate Schroeder.

A instituição também trabalha com aplicativos digitais para o ensino de libras, e ministram cursos de linguagem de sinais, sendo de dia para as famílias dos alunos, e de noite aberto à comunidade, com taxa. 

A Assumu é uma escola de educação bilíngue infantil, ensino fundamental anos iniciais, e educação de jovens e adultos, fase um, e atende todos os níveis de surdez. 

Fonte:

Deixe seu comentário