Portal da Cidade Umuarama

Educadora

Assembleia aprova título de Cidadã Honoraria do Paraná a Dona Neiva

Projeto de Lei que concede a honraria foi aprovado na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná, nesta quarta-feira (4)

Publicado em 04/09/2019 às 01:03

Natural de Araçatuba, São Paulo, Dona Neiva é graduada em História e Pedagogia e pós-graduada em cursos na área da educação (Foto: Divulgação)

Neiva Pavan Machado Garcia passa a ser Cidadã Honorária do Paraná. O Projeto de Lei que concede a honraria foi aprovado na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná, nesta quarta-feira (4), por unanimidade. Esta é uma proposição do deputado estadual Delegado Fernando Martins (PSL).

Natural de Araçatuba, São Paulo, Dona Neiva é graduada em História e Pedagogia e pós-graduada em cursos na área da educação. Em 1986 fixou residência em Umuarama com o objetivo de coordenar o processo de criação da Faculdades Integradas da Associação Paranaense de Educação e Cultura (Fiapec) que deu origem a Universidade Paranaense (Unipar).

Casada com Cândido Garcia e mãe de quatro filhos, hoje Neiva Pavan, aos 77 anos, é vice-reitora da Unipar. Sempre vista como “regente” da Instituição, ao lado do marido assumiu o ofício de educar como uma missão e trabalha até hoje para ampliar os horizontes da Universidade Paranaense, que conta com cerca de vinte mil alunos nos mais de cem cursos.

No último 18 de março, a Assembleia Legislativa do Paraná homenageou mulheres de atuação destacada em várias áreas da sociedade paranaense. Entre elas estava a vice-reitora da Unipar, Dona Neiva. A iniciativa partiu do deputado estadual Delegado Fernando (PSL), que é membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Assembleia.

O parlamentar destaca a importância de homenagear Dona Neiva pelos inúmeros serviços prestados por ela para a educação. “Vejo a dona Neiva como uma expressão da mulher guerreira, determinada e inspiradora, que muito contribuiu muito para a educação no Estado do Paraná, formando bons profissionais nas mais diversas áreas de atuação”.

Cidadã de Umuarama

Além de cidadã honorária do Paraná, Neiva Pavan também é cidadã honorária de Umuarama. O projeto do vereador Junior Ceranto foi aprovado na Câmara Municipal em 3 de junho de 2019, por unanimidade.

Fonte:

Deixe seu comentário