Portal da Cidade Umuarama

ARA: há 40 anos uma história de luta contra o alcoolismo em Umuarama

Publicado em 30/01/2017 às 07:37

Umuarama – A Associação de Recuperação de Alcoólatras (ARA) atua há mais de 40 anos em Umuarama auxiliando pessoas viciadas em álcool e oferecendo oportunidades para inseri-las novamente na sociedade. Antonio Castilho Zaqueu, ocupa o cargo de presidente da entidade há quatro anos e conta que a associação realiza semanalmente encontros abertos à população. “Temos reuniões nas segundas e sextas das 20 às 22h. Recebemos apenas pessoas com o vício do álcool e costumo dizer que o remédio que se toma aqui são palestras e o testemunho de cada participante”, destaca.

Com conversas e orientações, visando a recuperação do alcoolista, a associação recebe em média 80 pessoas por semana. De acordo com Castilho, os participantes não são apenas de Umuarama. “No ARA nada é limitado. Não temos um limite de idade e nem de cidade. Se alguém da região quiser participar nós permitimos, basta chegar e participar dos nossos encontros”, informa.

Entre frequentadores da cidade como da região, a associação também recebe em reuniões encaminhamentos que iniciam dentro do núcleo familiar. O presidente lembra, que mesmo com todo o acompanhamento e trabalho feito pela associação com os alcoolistas, o apoio familiar ainda é o mais importante. “A família tem que ser a base para quem entra no ARA. O alcoolista é doente. O alcoolismo é uma doença, isso já confirmado por pesquisadores. Por isso, quando o marido ou a esposa vem acompanhar o parceiro, ele consegue entender porque o outro está aqui. Podemos dizer que esse apoio da família é essencial para a recuperação”.

Entre alcoolistas e familiares, a ARA ainda conta sócios colaboradores. Estes apoiam a instituição com doações para o funcionamento da entidade sem fins lucrativos. Recentemente, um convênio feito junto a Prefeitura Municipal permite, que a Associação ofereça cursos gratuitos para adultos e crianças em situação de vulnerabilidade social. A parceria promove aulas gratuitas de Taekondo (crianças) e Artesanato (adultos) e Informática Básica (crianças e adultos). 

“São projetos sociais apenas ligados ao ARA, mas eles não envolvem propriamente dito a Associação. Com esse recurso nós também podemos pagar água, luz e telefone, mas somente isso. Já outras benfeitorias que precisamos realizar aqui são feitas através de doações do comércio e colaboradores”.

Fonte:

Deixe seu comentário