Portal da Cidade Umuarama

Após dois anos parado, Proerd volta a atender crianças de Umuarama

Publicado em 01/10/2017 às 23:07

Umuarama – Nesta segunda-feira (02) foi realizada a aula inaugural do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) na Escola Municipal Ângelo Moreira da Fonseca. Autoridades presentes reforçaram a importância do programa, uma vez que já faziam dois anos que Umuarama não contava com as atividades. O soldado Jessé, instrutor do Proerd e o sargento Edicarlos Cavalcante, do Batalhão da Patrulha Escolar de Umuarama, promoveram a atividade.

O Proerd conta com um total de dez aulas interativas, onde as crianças são prevenidas quanto aos riscos do contato com drogas e violência. Ele começou em 1982, na cidade de Los Angeles, EUA, em parceria com o Departamento de Polícia daquela cidade e escolas. No Brasil o programa foi introduzido no ano de 1992 na cidade do Rio de Janeiro, o qual foi difundido para outros Estados brasileiros.

O Proerd chegou no Paraná no ano 2000 e no ano 2001 foi implantado em Cornélio Procópio, ocasião em que foram formados 320 Proedianos no primeiro semestre. O Programa é tido hoje como o melhor em prevenção primária, tendo bons resultados comprovados por pesquisas em todos os países onde são desenvolvidos. 

A divulgação do retorno a Umuarama do programa contou com a presidente da Câmara Municipal, Maria Ornelas e a vereadora Ana Novais, a secretária de Educação do Município, Maria Clory Zanferrari, com o diretor da Guarda Municipal, Valdiney Rissato e da diretora da Umutrans, Dianês Piffer, Edinei Mora, do presidente do Conselho de Segurança Eliseu Vital e o Núcleo Regional de Educação foi representado por Elis Bordini.

Fonte:

Deixe seu comentário