Portal da Cidade Umuarama

campeões

Alunos do IFPR pedem ajuda para participar de torneio de lançamento de foguetes

O trio foi selecionado para representar o Paraná na competição nacional, mas corre o risco de não participar por falta de recursos

Publicado em 26/07/2019 às 01:47
Atualizado em

Flavio de Souza Júnyor, Andressa Daniela Bastiansch e Heloísa Zulato Magalhães são alunos do curso técnico em química (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Um grupo de estudantes do IFPR (Instituto Federal do Paraná), Campus Umuarama, foi selecionado para representar o estado na 22ª Jornada Brasileira de Foguetes, que acontece em outubro, no Rio de Janeiro.

Apesar do grande feito, os estudantes Flavio de Souza Júnyor, Andressa Daniela Bastiansch e Heloísa Zulato Magalhães, correm o risco de não conseguirem estar presentes na competição devido ao alto custo das despesas. Os três são alunos do curso técnico em Química integrado ao ensino médio e treinam o lançamento de foguetes há três anos.

A Jornada Brasileira de Foguetes é uma olimpíada inteiramente experimental, que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. O evento organizado pelo Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que acontecerá de 29 de outubro a 01 de novembro, na cidade da Barra do Piraí.

A modalidade envolve domínio de técnicas e conceitos de química e física. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes e são confeccionados a partir de garrafa pet, utilizando como “combustível” o vinagre e bicarbonato de sódio.

“Poder participar do evento é de extrema importância para nós, pois representa a realização de um objetivo após anos de trabalho e treino”, conta Flavio. De acordo com ele, é uma oportunidade única para divulgar a ciência produzida em Umuarama, e “mostrar para a sociedade a excelência da nossa instituição”, completa.


Despesas

Para angariar recursos para participar da competição, o trio criou uma vaquinha online. O objetivo é arrecadar R$ 5 mil que irá suprir as despesas com a inscrição do evento, transporte, alimentação e hospedagem. “A instituição contribui, mas o auxílio não cobrirá totalmente esses custos, não temos condições financeiras para bancar a viagem”, comenta. Além da ajuda em dinheiro, quem tiver em interesse em contribuir de outra forma, ou até mesmo patrocinar o grupo, basta entrar em contato pelos telefones (44) 984276636 (Flavio) ou (44) 99849-2289 (Heloísa).


Fonte:

Deixe seu comentário