Portal da Cidade Umuarama

Alunos de Umuarama plantam mil árvores nas margens do Pinhalzinho

Publicado em 10/05/2017 às 23:31

Umuarama - A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) promoveu, nesta quarta-feira (10), o plantio de mil mudas de árvores, em parceria com as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente e Agricultura de Umuarama. A ação ambiental tem o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população residente no entorno de rios urbanos sobre como a ação humana pode provocar a degradação dessas áreas.

O evento – que teve a participação de cerca de 70 pessoas, entre estudantes do Colégio Monteiro Lobato, professores e empregados da Companhia – ocorreu na Estação de Tratamento de Esgoto, situada no bairro São Cristóvão. Nesse local passa o Ribeirão Pinhalzinho, manancial que tem suas nascentes no Bosque Xetás, área verde no centro da cidade de Umuarama. “O Pinhalzinho recebe 70% da carga pluvial além dos efluentes provenientes do esgotamento sanitário da cidade de Umuarama, que hoje conta com 92% de atendimento com esse serviço”, destacou o gerente da Regional Umuarama, Eduardo Kawassaki Junior.

As mudas de árvores plantadas foram das espécies Angico, Guaritá, Jequitibá, Pitanga, Tucaneiro, Marmeleiro, Ipê tabaco, Pau de Alho e Canafístula, dentro de uma área de quatro mil metros quadrados, às margens do córrego e dentro da área da ETE. “Com esta ação, parte da mata ciliar adjacente ao córrego foi recomposta e somada às demais atividades de recuperação e preservação do Pinhalzinho. E a Sanepar de Umuarama realizou uma importante etapa da gestão ambiental, integrada por microbacias”, comentou o coordenador de Clientes, José Fogaça.

Os alunos do Colégio Monteiro Lobato também realizaram uma visita monitorada à Estação de Esgoto Pinhalzinho, onde visualizaram todo o processo de tratamento do efluente.

Mais ações ambientais

Em Umuarama, outras ações ambientais já foram realizadas neste mês de maio, como a mobilização de limpeza do Ribeirão Pinhalzinho próximo à ponte de acesso aos bairros São Cristóvão e Beira Rio. Ainda foi realizada uma Blitz Ambiental, com entrega de panfletos informativos das ações ambientalmente corretas. Também participaram alunos, professores e empregados da Sanepar.

Fonte:

Deixe seu comentário