Portal da Cidade Umuarama

SOLIDARIEDADE

Alunas de Moda produzem e doam camisetas para equipe da Uopeccan

Foram mais de vinte, todas doadas para as profissionais que trabalham na Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante

Publicado em 14/12/2018 às 02:34

(Foto: Divulgação Unipar)

A ideia foi da acadêmica Thayla Fernanda Burdinhão, que contou com a ajuda das colegas Carolay Martins e Isabella Seraphim para concretizar o projeto. Com frases motivacionais, as acadêmicas do curso de Design de Moda da Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama, produziram 22 camisetas.

Todas foram doadas para a equipe do hospital do câncer de Umuarama, que atua na Cihdott (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante). O projeto foi apresentado na disciplina de Psicologia e teve boa receptividade na Uopeccan.

Para a customização, a compra das camisetas foi patrocinada por uma empresa de Terra Roxa, a Master Clean. A estampa foi criada por Thayla e foi o ponto alto do trabalho que ela intitulou ‘Com vida se faz moda’.

Para ela, a roupa não só cobre o corpo, mas principalmente veste a pessoa de atitude, confiança e poder. “Foi um trabalho gratificante! Ver um projeto sair do papel, levando alegria e incentivo para os pacientes do hospital foi, de fato, muito compensador”, diz Thayla.

Para concretizar o projeto, as estudantes de Moda usaram os recursos do laboratório têxtil da Unipar, onde desenvolveram a maior parte do trabalho. Depois do desenho definido no papel, elas encararam os processos da técnica de serigrafia para ilustrar as camisetas, desde a preparação das telas à impressão.

“Foi uma atividade prática que proporcionou muita aprendizagem, para a profissão e para a vida”, destaca Thayla. “Passamos horas no laboratório, envolvidas neste trabalho, que só nos propiciou alegria. É muito bom saber que, com esse nosso esforço, estaremos contribuindo para o bem-estar de muita gente”, emenda Carolay.  

As coordenadoras da Cihdott elogiaram a iniciativa. “Propomos para que fizessem a logo e, com muita boa vontade, fizeram e ficou maravilhosa! Mas foram além: produziram e nos doaram as camisetas. Precisávamos dessa força para divulgar a Cihdott, porque muita gente em Umuarama não sabe que o hospital da Uopeccan faz este trabalho de captação de órgãos”, disse a coordenadora da Comissão, enfermeira Letícia Bondezan.

“As camisetas ficaram lindas e nós ficamos muito agradecidas, pois vimos o quanto as acadêmicas se esforçaram para nos ajudar nesta missão. Acreditamos que as frases motivacionais vão cumprir com seu objetivo de melhorar o astral das pessoas do nosso círculo de convivência aqui no hospital”, acrescenta a vice-coordenadora, enfermeira Ludimila Todero.

Fonte:

Deixe seu comentário