Portal da Cidade Umuarama

Educação

Aluna de Lovat vai representar Umuarama em concurso sobre trabalho infantil

Maria Eduarda Guedes foi selecionada no projeto “Resgate a Infância – Erradicação do Trabalho Infantil”, promovido pelo MPT

Publicado em 11/08/2022 às 09:43
Atualizado em

O desenho feito por Maria Eduarda concorreu com exatamente 2.198 estudantes das 22 escolas municipais (Foto: Assessoria)

Maria Eduarda Guedes, aluna da Escola Municipal Papa Pio XII, do distrito de Lovat, foi a aluna escolhida para representar Umuarama no projeto “Resgate a Infância – Erradicação do Trabalho Infantil”, promovido pelo Ministério Público do Trabalho em todo Paraná. O desenho feito por Maria Eduarda concorreu com exatamente 2.198 estudantes das 22 escolas municipais e a próxima fase será em Curitiba, com turmas do 4º e 5º ano de todo Estado.

O projeto MPT na Escola 2022 premiou seis alunos com uma bicicleta e destacou ainda a dedicação e o trabalho de 50 gestores educacionais e 94 docentes das escolas do município. “O Prêmio tem por objetivo levar a temática do trabalho infantil para a sociedade, por intermédio da comunidade escolar, transformando os profissionais da educação em multiplicadores do conhecimento sobre o tema, além de falar sobre a necessidade da prevenção e da erradicação da exploração do trabalho de crianças e adolescentes”, destacou o Procurador do MPT André Vinícius Melatti.

A secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, ressaltou que o projeto é fundamental para fomentar a participação de crianças nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil, além de reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças.

Ela agradeceu a todos os estudantes, docentes, coordenadoras e diretores das escolas municipais. “Não podemos deixar de contar que, segundo a Comissão Julgadora, os trabalhos foram de alto nível e, por isso, foi difícil escolher um só para a etapa estadual. Por isso, nossos agradecimentos especiais a todos que se empenharam na realização desse Projeto. Agradecemos ainda os familiares dos estudantes, que também temos certeza em muito contribuíram para que o Projeto se concretizasse”, pontuou.

O prefeito Hermes Pimentel elogiou o projeto e a premiação – as modernas bicicletas. “Parabéns a todos os que participaram e principalmente aos que vão levar para casa uma bicicleta super linda dessa. Tenho certeza de que vocês serão muito felizes com esse presente. Eu sempre converso com a [secretária] Mauriza para que a gente consiga transformar todas as escolas municipais em escolas de tempo integral, para que o aluno fique mais tempo em um lugar de aprendizado, de brincadeiras, onde tenham muitas atividades saudáveis, comida boa e a proteção de todos os profissionais de educação sempre dedicados. Parabéns a todos e contem sempre comigo”, afirmou.

Os outros alunos premiados foram Beatriz Alves Oliveira, da Escola São Francisco de Assis (Jardim Alphaville, professora Juliana Romero Montagnini Rosso), Gabriel Estércio da Silva, da Escola Evangélica (Parque 1° de Maio, professora Lucilene Rodrigues Marchi), Matheus Henrique dos Santos, da Escola Padre José de Anchieta (Parque Bonfim, professora Gabriella Reis Pinheiro Molinari), Mariana Butarello, da Escola Benjamin Constant (do distrito de Santa Eliza, professora Doralice Tozzi Fedrigo) e os alunos Allan Dyego dos Santos Cordeiro e Felipe do Nascimento da Silva, da Escola Vinícius de Morais (Parque das Jabuticabeiras, professor Daniel Abruceis).

Fonte:

Deixe seu comentário