Portal da Cidade Umuarama

Aluna da Unipar desenvolve produto com folhas de ingá para combater carrapato

Publicado em 04/05/2017 às 07:29

Umuarama ‘Biotecnologia aplicada às doenças causadas por carrapatos em cães’ é tema de um projeto de pesquisa desenvolvido dentro do programa de pós-graduação em Biotecnologia Aplicada à Agricultura da Universidade Paranaense. A autora é a médica veterinária Elisângela Yumi Sugauara, que iniciou o doutorado em 2016, depois de concluir o mestrado pela Unipar.

A pesquisa tem como objetivo desenvolver produtos para atender o mercado de pequenos animais. A doutoranda explica que, na prática, é percebida a utilização abusiva de organofosforados [pesticidas] no controle do carrapato canino. Segundo ela, a falta de informação das pessoas em relação a esse uso indiscriminado é preocupante.

“Muitos animais vêm a óbito após a aplicação; desta forma, poder oferecer produtos menos tóxicos e que preservem a saúde dos animais tem sido o nosso propósito”, afirma a doutoranda, que está sendo orientada pela professora Giani Colauto. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos laboratórios de pesquisa de química de produtos naturais e laboratório de biotecnologia de produtos vegetais e de microrganismos da Unipar.

“No momento estamos pesquisando a ação de moléculas bioativas no controle do carrapato canino, que são retiradas de plantas; no experimento, utilizamos a planta ingá”, conta, informando que os primeiros resultados estão sendo positivos: “Em pré-testes realizados no laboratório, já foi comprovada a eficácia de algumas plantas medicinais no controle do carrapato, o que tem estimulado muito a pesquisa com o ingá”

Os estudos continuam por mais um ano e meio. Elisângela diz que já tem planos após terminar a pesquisa: “Se alcançarmos o resultado previsto, pretendemos patentear as formulações desenvolvidas, para que o mercado de pequenos animais tenha acesso aos produtos desenvolvidos”.

Fonte:

Deixe seu comentário