Portal da Cidade Umuarama

Aikido: 15 anos de ensino do controle físico e emocional em Umuarama

Publicado em 15/04/2017 às 07:49

Umuarama – Para os leigos, ver uma luta entre oponentes praticantes da arte marcial japonesa Aikido, pode até parecer uma dança, em que obrigatoriamente um dos “pares” tem que se deslocar ao solo em um sincronismo teatral. Distante ao ledo engano, encontramos uma luta, se assim podemos dizer, que cabe sim a defesa, mas que, porém, unifica mente e corpo. O resultado: a solução da agressão de uma pessoa fora de controle, e ao mesmo tempo a manutenção da nossa gerência física e emocional, abstendo o depósito de mais lixo pungente em nossa mente.

Proximidade

Na última terça-feira (11), a filosófica arte marcial oriental completou 15 anos de implantação em Umuarama. Trazida pelo sensei Italo Domingos Fioravanti Júnior, o Aikido, nas palavras do mestre de 5º grau de faixa preta – um dos mais graduados aikidocas do Paraná – baseia-se na conduta da não resistência e violência ativas. Está em foco a harmonia do corpo, concentrando a energia na defesa e no desenvolvimento do espírito de não conflito consigo mesmo, por isso não vemos golpes de alto impacto – tudo é harmonioso.

Filosofia

O sensei explica que nós somos ensinados erroneamente a reagir à aparente agressão com agressão; se não fisicamente, então mentalmente e emocionalmente, com raiva e ressentimento. Mesmo que não nos sintamos confortáveis exibindo essa negatividade, esses sentimentos de agressividade, mesmo assim os vivenciamos, e os ocultamos em nossa mente, onde eles juntam-se a outras emoções previamente depositadas, eventualmente causando um mal-estar geral ou sentimento de ansiedade em nossas vidas.

Bem-estar

“Além do benefício psicológico e espiritual, o Aikido atinge o físico, na medida que a sua prática no conjunto [mental e corporal] ajuda a trabalhar o estresse e a relaxar. Durante o treino são feitos vários alongamentos e isso tem a conotação de atenuar as tensões”, explicou o sensei.

Ambas melhoras produzem outra situação: a disciplina. “Além da vantagem do alongamento e flexibilidade física, o Aikido com sua etiqueta dentro do tatame, que visa o respeito ao oponente, leva você a uma disciplina, fazendo com que o seu corpo responda a coisas que você nunca imaginava. Eu levei isso para fora, na minha profissão, no centro cirúrgico me torneio uma pessoa mais tranquila, enfim, centrado no que faço”, disse o cirurgião plástico Omar Simao Chueiri Junior.

Quem pode treinar?

Por não utilizar a força física, homens, mulheres, crianças e idosos têm as mesmas condições na prática. O treino é tranquilo e sempre tem a preocupação de preservar a integridade física do praticante. A sua evolução é individual e inerente à sua disciplina. No treinamento são respeitados o perfil, as habilidades e os interesses de cada um com relação à arte. “Muitos alunos nos procuram buscando defesa pessoal, mas não é só isso, o Aikido também pode ser como uma atividade física, porque os treinos são feitos de acordo com cada praticante, existindo uma heterogeneidade: as aulas são com todos juntos”, complementou o sensei Italo.

Praticidade

Apesar de todo o seu foco em mente-corpo, se engana quem acredita que a arte marcial não é eficaz na defesa pessoal, pelo contrário, a sua eficácia defensiva somada a controle pessoal ajuda na condução operacional de distúrbios, por isso de seu ensino, por exemplo, até mesmo nas academias de polícias. “Ele me trouxe mais segurança no trabalho, porque em qualquer situação visa sempre não ferir o oponente, fazendo com que a gente consiga se defender e imobilizar sem causar lesão”, disse o policial civil, Nilson Lançoni, praticante há seis anos do Aikido.

Mulheres

Como não necessita de força física, primando pela utilização da energia do possível agressor, o Aikido é viável à mulher, que hoje é a principal vítima de violência social. “É um esporte que tem tudo a ver com mulheres, pois praticamos a imobilização e defesa, mas melhora muito o condicionamento físico”, ressaltou Tatiane Lopes, que prática a arte marcial junto com a filha Mariana, de apenas 10 anos. “Espero que na vida adulta ela possa se defender de qualquer agressão física geralmente praticada contra a mulher”.

História

O Aikido foi desenvolvido pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), aproximadamente entre os anos de 1930 e 1960, como um compêndio dos seus estudos marciais, filosofia e crenças religiosas. O Aikido é, frequentemente, traduzido como "o caminho da unificação (com) da energia da vida" ou "o caminho do espírito harmonioso". O objetivo de Ueshiba era criar uma arte em que os seus praticantes pudessem defender-se a si próprios a partir do ataque adversário. O cerne desta arte marcial orbita em torno do uso pragmático da energia num combate, no controle desse fluxo, o chamado Ki.

Serviço 

Em Umuarama, os treinos são realizados na avenida Londrina, 3735, na sobreloja da Pop Som, e mais informações podem ser obtidas na Fanpage Aikido Umuarama: https://www.facebook.com/Aikido-Umuarama-126440014197297/ ou pelo telefone (44) 99948-0856.

 

Fotos: Luiz Fernando Delgado 

Fonte:

Deixe seu comentário