Portal da Cidade Umuarama

Agosto Azul tem mais ações programadas pelas UBS em Umuarama

Publicado em 09/08/2017 às 07:40

Umuarama - As ações voltadas à saúde do homem, preparadas pela Secretaria da Saúde de Umuarama e desenvolvidas ao longo de agosto nas unidades básicas de saúde, estão a todo vapor. Praticamente todas as UBS promoverão atividades de prevenção de doenças que atingem pessoas do sexo masculino. A campanha ‘Agosto Azul’ deste ano valoriza a paternidade e reforça as orientações quanto à importância da prevenção.

A coordenadora das ações do Agosto Azul, Simony Bernardelli Rosa, atualizou o cronograma de atividades, iniciadas nesta segunda-feira (7), com palestra do urologista Flávio Frederico sobre saúde do homem no Posto de Saúde Central. O ‘Dia D’ da campanha, promovida pela Secretaria de Saúde do município, será 19 de agosto.

Unidades

Durante todo o mês, cada unidade de saúde terá uma programação especial voltada à saúde do homem.

– No Posto de Saúde Central, após a palestra do dia 7 foram liberados exames de PSA para homens a partir de 40 anos.

– Na unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) do Conjunto Guarani as atividades iniciaram no dia 2, com orientações sobre prevenção de quedas ao grupo Hiperdia, na parte da manhã; dia 8, teatro na UBS com o tema “Eu me cuido enquanto espero”; dia 11, a partir das 7h, palestra e testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e atualização do calendário vacinal; dia 18, às 7h, no depósito de material de construção do bairro, palestra sobre glicemia capilar, pressão arterial e calendário vacinal; e dia 23, às 19h, no CEMEI do bairro, palestra para os pais sobre saúde do homem.

– A Unidade de Saúde do Cidade Alta e a Academia da Saúde terão atividades do dia 17, das 18h às 21h; palestra sobre a saúde do homem, avaliação nutricional, orientação sobre saúde bucal, avaliação dermatológica, teste rápido para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C serão oferecidos aos pacientes masculinos.

– Dia 18, a UBS de Santa Eliza terá palestra com clínico geral Edison Clemente Lacerda, que atende na unidade, a partir das 9h30.

– No mesmo dia 18, no Parque Jabuticabeiras, das 14h às 16h30 haverá verificação de pressão arterial, teste de glicemia, palestra com a educadora física Ruth e exames de PSA.

– No Jardim Cruzeiro, ainda no dia 18, no período da manhã, os homens terão palestra e poderão solicitar exames de rotina, consulta médica para avaliação dos exames, avaliação odontológica e vacina.

– No dia 22, a unidade do distrito de Lovat terá um dia de atendimento à saúde do homem com palestra ministrada pela médica Ana Carolina, avaliação odontológica, teste de glicemia (em jejum), verificação de pressão arterial e atualização da carteira de vacina.

– Dia 22, às 19h, haverá palestra no salão da Capela São Paulo, no Parque Bonfim.

– No dia 24, na unidade do Jardim Panorama, haverá palestra com a educadora física Ruth voltada à saúde do homem, aferição de pressão arterial, pedido de exame PSA para maiores de 40 anos no período da tarde.

– A Unidade de Saúde do Ouro Branco terá orientações diárias sobre saúde do homem na sala de espera e no dia 25, as enfermeiras coletarão 30 exames de PSA. Haverá ainda palestra sobre câncer de próstata na sala de espera e café da manhã para os participantes (neste dia o público será exclusivamente masculino).

– Na unidade ESF do Parque Vitória Régia, dia 25, das 8h às 11h30, haverá teste rápido, testes de glicemia (em jejum), aferição de pressão arterial, avaliação de boca e solicitação de exame PSA.

– Dia 25, a UBS do Jardim União (Cohapar 1) serão disponibilizadas consultas médicas para solicitação de exames de PSA e realização de testagem rápidas, além de palestra voltada à saúde do homem.

– Na unidade ESF da Praça Anchieta, dia 31, a tarde será reservada para prevenção e promoção a saúde do homem. Haverá teatro de fantoches sobre o tema, com a educadora física Ruth (da Academia da Saúde), realização de testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite B e C), aferição de pressão arterial, solicitação de exame PSA para homens com 40 anos ou mais, orientação médica e de enfermagem e atualização da situação vacinal.

Dia D

No dia 19 de agosto, das 8h às 12h, os atendimentos serão prestados no Centro de Saúde Escola da Universidade Paranaense (Unipar), que é parceira no evento. “Esta unidade básica de saúde funciona em parceria entre a secretaria e a instituição de ensino superior, no campus sede da Unipar”, lembrou Simony Rosa.

No ‘Dia D’ serão ofertados exame de PSA (prevenção ao câncer de próstata) para homens a partir dos 40 anos, glicemia (que deve ser em jejum), verificação de pressão arterial, corte de cabelo, avaliação de boca e de pele (prevenção ao câncer), massagem, avaliação nutricional, teste do nível de tabaco, atualização da carteira de vacina, aromaterapia, informações sobre DST (doenças sexualmente transmissíveis) e avaliação de risco cardiovascular.

Fonte:

Deixe seu comentário