Portal da Cidade Umuarama

Agosto Azul entra na reta final com boa adesão dos homens

Publicado em 28/08/2017 às 06:53

Umuarama - Cerca de 50 pessoas têm participado das palestras promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde nas unidades básicas (UBS) dos bairros de Umuarama, dentro da Campanha Agosto Azul, voltada à saúde do homem. Além de orientações, o público masculino tem a oportunidade de realizar exames de glicemia, aferição de pressão e testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, além de avaliações de câncer de pele e de boca e solicitação de exame PSA, preventivo do câncer de próstata.

Em parceria com a Universidade Paranaense (Unipar), por meio dos cursos de Enfermagem, Estética, Educação Física, Farmácia, Odontologia e Nutrição, e também o Senac, Sesc, Senaic, Rotary Clube Catedral, Hospital Uopeccan, 12ª Regional de Saúde e Colégio Estadual Hilda Kamal, a Secretaria de Saúde programou uma série de ações desde o início do mês. “Tivemos atenção especial ao homem na maioria das Unidades Básicas de Saúde (UBS) com o objetivo de convencê-los a cuidar melhor da saúde por meio da prevenção”, disse a secretária Cecília Cividini.

A programação do Agosto Azul foi aberta na unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) do Conjunto Residencial Guarani, no último dia 2, e se estendem até a próxima quinta-feira, 31. O ponto alto foi o ‘Dia D’, quando quase 200 homens foram atendidos apenas durante a manhã do último sábado, 19. O prefeito Celso Pozzobom visitou a unidade de saúde, durante a ação. “É bom ver os homens preocupados com a saúde, e melhor ainda atentos à prevenção”, comentou na época.

Neste dia, a equipe realizou 145 avaliações bucais, 182 coletas de sangue para PSA; 125 análises de pele (além de 102 triagens), 134 avaliações de risco cardíaco, orientações nutricionais para 97 homens, 187 testes de glicemia e o mesmo número de aferições de pressão arterial; 76 pessoas foram vacinadas, 23 homens receberam massagem, nove cortaram os cabelos de graça, 28 tiveram orientações sobre tabaco e álcool e 100 foram orientados sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Encerrando a programação do Agosto Azul, a unidade ESF do Parque Vitória Régia ofereceu teste rápido das 8h às 11h30 desta sexta-feira, 24, além de exames de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação de boca e solicitação de exame PSA. Na próxima quinta, 31, a ESF da Praça Anchieta reservará a tarde para atividades de prevenção e promoção a saúde do homem.

“Haverá teatro de fantoches sobre o tema, com a educadora física Ruth (da Academia da Saúde), realização de testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite B e C), aferição de pressão arterial, solicitação de exame PSA para homens com 40 anos ou mais, orientação médica e de enfermagem e atualização da situação vacinal”, completou a coordenadora das ações do Agosto Azul na Secretaria de Saúde, Simony Bernardelli Rosa.

Fonte:

Deixe seu comentário