Portal da Cidade Umuarama

Educação

Agentes de endemias utilizam teatro para conscientizar sobre perigos da dengue

Peça apresentada nas escolas municipais leva para dentro do conto da Branca de Neve os perigos que uma infestação pode causar

Publicado em 23/09/2019 às 05:54
Atualizado em

A clássica estória da Branca de Neve se tornou 'Um reino sem mosquito' na adaptação teatral apresentada pelas agentes (Foto: Divulgação / PMU)

A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Educação em Saúde da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), tem realizado ações de educação e prevenção com o teatro “Um reino sem mosquito” junto aos alunos da rede municipal de ensino. Por meio de diálogos e fantasias, com conto de fadas, a apresentação fala sobre problemas reais, como os perigos da dengue e como controlar o mosquito transmissor.

Interpretada pelas agentes de endemias Ana Paula Paixão (a “Branca de Neve”) e Francielle Cristina Nascimento (a “Bruxa”), a peça teatral leva para dentro do conto os perigos que uma infestação podem causar à rotina da população, colocando o mosquito Aedes aegypti como o verdadeiro vilão. 

Além disso, as agentes de saúde também apresentam um teatro de fantoches que mostra a realidade da dengue em uma família, apontando os riscos e orientando as crianças sobre como elas podem ajudar a eliminar o mosquito, responsável pelo contágio de outras doenças – como a febre chikungunya, zica vírus e até a febre amarela. 

“No final das apresentações, a equipe faz um diálogo bem didático com as crianças, buscando a participação delas com orientações por meio de figuras ilustrativas de sintomas e os cuidados necessários com os seus quintais, para eliminar possíveis focos de reprodução do mosquito. O resultado é interessante, pois as crianças levam esse aprendizado para casa e cobram uma mudança de atitude dos pais”, explicou a coordenadora da Covisa, Maristela de Azevedo Ribeiro. 

Além dessas ações, ainda na parte de educação e prevenção, a Covisa mantém um trabalho contínuo de orientação com alunos das escolas estaduais, que após palestras realizam uma varredura no pátio dos estabelecimentos de ensino para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue. E para conscientizar ainda mais a população em geral, as equipes realizam diariamente a “Paradinha da Dengue”, distribuindo material informativo e orientações nos semáforos, na região central de Umuarama. 


Fonte:

Deixe seu comentário