Portal da Cidade Umuarama

36ª Semana Literária do Sesc: grandes histórias de umuaramenses

A abertura do evento será palco do lançamento de livros de autores locais

Publicado em 12/09/2017 às 00:57

Umuarama – Na próxima segunda-feira (18) tem início a 36ª Semana Literária & Feira do Livro no Sesc, com o tema Literatura (em) Movimento: Travessias do Tempo e do Espaço. O evento traz atrações como espetáculos teatrais voltados para a contação de histórias, mesas redondas e lançamentos de livros. A Feira do Livro, que acontece simultaneamente, faz das livrarias da cidade parceiras do evento, com preços bem mais em conta, chegando a 50% de desconto.

As atividades já se iniciam na segunda pela manhã, no entanto a abertura oficial acontece às 19h30, com o lançamento das obras literárias As Aventuras de Téo e Sofia, de Máriam T. Pereira, Cláudio L. Mangini e Samuel R. Soares, e Apenas Um Minuto, da escritora Lídia Maria Cardia, todos autores umuaramenses. A primeira obra é voltada ao ensino de ciência para crianças; já a segunda, é um livro de poemas escritos por uma autora diagnosticada com subvisão permanente, o que reforça o caráter local do evento e as histórias de comprometimento e superação dos autores umuaramenses com a arte. “Nós valorizamos os pratas da casa, tudo o que é autoral e local tem voz e vez na semana literária,” explica um dos organizadores do evento, Alessandro Salgado.

O organizador completa que esse ano terá novidades. Um caminhão-biblioteca e um ônibus da prefeitura com a temática do Maurício de Souza ficarão durante toda a semana no estacionamento do Sesc.

A Semana Literária & Feira do Livro já acontece há 36 anos na cidade. A última alcançou um público de aproximadamente 8 mil pessoas, e foram vendidos R$ 17 mil em livros. “As crianças vêm, depois trazem seus pais para mostrar o que viram, participar das atividades, e tudo isso colabora para a formação de novos leitores,” diz Alessandro.

Cresci participando da Semana Literária, hoje sou educadora 

Leitora formada desde criança nas Semanas Literárias e Feiras do Sesc, Bárbara Polzonoff, hoje Coordenadora da Educação Infantil do Sesc, conta que o evento sempre teve grande importância em sua vida. “Quando eu estudava aqui [Sesc] já acontecia a Semana Literária, então já assistia espetáculos, participava das oficinas, tinha contato direto com o livro.” Bárbara foi cursar pedagogia, e na época, fez estágio no Sesc como auxiliar de biblioteca, onde ajudava na contratação de oficineiros, palestrantes e livrarias, e isso se repetiu quando voltou a trabalhar na instituição como auxiliar na Educação Infantil. “Então é contagiante né, a gente sempre quer ter contato diretamente com a Semana, porque é muito gostoso o contato com os livros, as pessoas que visitam, todo o conhecimento envolvendo os públicos e as escolas, tudo isso sempre me atraiu”.

Fonte:

Deixe seu comentário