Portal da Cidade Umuarama

36ª Semana Literária contará com oficina de mangá, nessa quarta

Publicado em 19/09/2017 às 03:04

Umuarama – Nesta quarta-feira (20), no Sesc Umuarama, haverá oficina de Mangá, ministrada por Samuel Ronobo Soares e Valter Mateus Quirino Vidigal. A oficina faz parte das atividades da 36ª Semana Literária & Feira do Livro.

O que chama a atenção nessa oficina não é apenas o tema, que apesar de relativamente novo no Brasil vem conquistando muitos jovens, mas a idade de um dos oficineiros, o Valter, que tem apenas 17 anos. Estudante do IFPR, Valter tem admiração por mangás e animes já há algum tempo. Embora seja sua primeira oficina, o jovem já vem pesquisando e produzindo artigos sobre tal mídia.  “Quando você acha sua mídia favorita, você sempre passa por aquele momento de ir atrás das pessoas pra saber sobre e pesquisar, e de repente, vê que aquilo é sério, e quando na escola algum universitário ou professor te ajuda, como no meu caso, você acha artigos científicos, lê, e acaba escrevendo também”, diz Valter.

Na oficina, além de apresentar a história do mangá, haverá a leitura de dois capítulos de mangás diferentes, além disso, será exibido um episódio de anime, Full Metal Alchemist.

Valter ainda esclarece que, geralmente, os mangás são associados apenas àquelas histórias que a leitura é feita de trás para frente e super heróis ou guerreiros. No, entanto, a mídia é mais diversa. “É uma mídia muito popular no Japão, então tem produção de tudo quanto é conteúdo, sobre vida escolar, profissional, temáticas sobre fantasia, romance, mistério, então acho que mostrando um pouco do que é possível ter no mangá, as pessoas que não tenham gosto por um gênero preferido possam vir a conhecer e gostar”, explica Valter. 

Outra característica dos mangás é sua quadrinização, muito parecida com os enquadramentos cinematográficos.

Fonte:

Deixe seu comentário