Portal da Cidade Umuarama

Economia

Usina Santa Terezinha de Moreira Sales paralisa atividade industrial

Nesta quarta-feira (26) foi anunciada a dispensa de aproximadamente 150 funcionários do setor industrial da unidade

Publicado em 28/12/2018 às 06:17

Toda a transformação da cana em açúcar e álcool será realizada na unidade do grupo em Tapejara (Foto: Ilustrativa)

Fundada em outubro de 1976, a usina Santa Terezinha de Moreira Sales vai paralisar por tempo determinado a produção de açúcar e etanol na unidade.

Na manhã desta quarta-feira (26) em reunião realizada na sede da usina em Moreira Sales, foi anunciada a dispensa de aproximadamente 150 funcionários do setor industrial da unidade. 

A reestruturação não afetará a parte agrícola da indústria, que vai continuar gerando empregos para funcionários das cidades de Moreira Sales, Mariluz e Goioerê.

Parte dos funcionários do setor industrial será remanejado para outras unidades da empresa durante o período de reestruturação, alguns poucos ficarão ainda na fábrica, que nesse período de paralisação terá sua manutenção básica mantida.

A paralisação é temporária e deve durar até o ano de 2020, quando os empresários devem retornar as atividades na unidade.

Toda a cana industrializada e transformada em açúcar e álcool em Moreira Sales, será industrializada na unidade do grupo em Tapejara.

Hoje a capacidade de processamento da unidade de Moreira Sales é de 2 milhões de toneladas ano, e está moendo em torno de 1,3 milhões. Em Tapejara está sobrando capacidade de processamento, onde são processados 1,8 milhões de toneladas, sendo que a unidade tem capacidade para processar 3 milhões de toneladas de cana de açúcar, ano.

Agora toda cana de açúcar produzida em terras da usina Santa Terezinha e de arrendatários, serão transportadas até a unidade da empresa na cidade de Tapejara.

Para o município de Moreira Sales a notícia e muito ruim, além do lado social e da geração de empregos que é de suma importância, o que preocupa é a geração de impostos que vai diminuir drasticamente, pois o valor agregado da exportação do açúcar e venda do etanol passará para o município de Tapejara.

Fonte:

Deixe seu comentário