Portal da Cidade Umuarama

Duas vezes

Umuarama é premiada em etapa do Concurso Paranaense de Cerveja Caseira

A cidade foi agraciada com duas medalhas de ouro com as cervejas do tipo German Pilsner e Irish Red Ale

Publicado em 02/09/2019 às 01:00
Atualizado em

Edmilson Ramos Coelho e Ricardo Greganini Cruz: parceria vitoriosa quando o assunto é fabricação de cerveja (Foto: Divulgação)

Umuarama foi premiada no Concurso Paranaense de Cerveja Caseira, etapa de Maringá, no último fim de semana. Segundo resultado divulgado neste domingo (1º), a cidade foi agraciada com duas medalhas de ouro com as cervejas do tipo German Pilsner (categoria Pale Lager) e Irish Red Ale (categoria English Ale).

Profissionalização

Responsáveis pela qualidade de fabricação das cervejas que garantiu a vitória na Cidade Canção, os mestres cervejeiros Ricardo Greganini Cruz e Edmilson Ramos Coelho, acreditam que a conquista demonstra o crescimento do ramo em Umuarama aliado a uma estruturação técnica dos fabricantes, em que a qualidade é cada vez mais almejada.

Aumento do consumo

De acordo com a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), em dez anos o Brasil foi de 70 para 700 cervejarias, fora as que não possuem registro. Em 2018, por exemplo, cerca de 185 novas fábricas foram registradas, um crescimento de 35% no ramo.

“Nossa vitória coloca Umuarama em evidência no cenário paranaense de produção de cervejas artesanais, o que nos deixa muito felizes e satisfeitos”, disse Greganini. E de antemão, ele já adianta que a dupla deverá participar das outras edições do Concurso Paranaense de Cerveja Caseira.

Sabor diferenciado

Um dos principais motivos para o aumento do consumo é o sabor diferenciado das cervejas artesanais, mas a cultura e a moda têm um impacto significativo. Em números, cerca de 12% de pessoas entrevistadas afirmam que consomem cerveja artesanal com frequência e 53% já tomaram algumas vezes.

Cervejas vencedoras 

Segundo Greganini, a cerveja alemã apresentada em Maringá é de um amargor moderado a alto, de corpo leve e dourado, baixa fermentação, boa retenção de espuma e, por fim, o melhor: aroma floral. Já a cerveja da escola inglesa é de cor âmbar avermelhada, levemente maltada, e com sabor caramelo com notas de biscoito e tostado no final.

Fonte:

Deixe seu comentário