Portal da Cidade Umuarama

Desenvolvimento

Serviços na área da Construção Civil lideram ranking do Crea em Umuarama

Foram mais de três mil Anotações de Responsabilidade Técnica emitidas na cidade no segmento da Engenharia Civil

Publicado em 17/01/2022 às 13:38

Um dos destaques da área foi para as atividades de edificação de alvenaria (Foto: Portal da Cidade Umuarama/Eduardo Sebim)

Das 6.176 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) de serviços profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociências registrados em Umuarama em 2021, 3.114 foram do segmento da Construção Civil. Os destaques da área foram para as atividades de edificação de alvenaria, estrutura de concreto armado e instalação de sistema de esgoto sanitário. O balanço é do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), que fiscaliza e controla as atividades profissionais. No ranking, as atividades de Engenharia Elétrica (1.548) e Mecânica/Metalúrgica (580) ocuparam o segundo e terceiro lugares, respectivamente. Em quarto lugar vieram os serviços de Agronomia (500), com ARTs emitidas na produção de cereais e oleaginosas e na emissão de Receituários Agronômicos de diversas culturas.

Pelo registro da ART, a autarquia identifica de forma legal, objetiva e rastreável, se a obra ou serviço foi planejada e executada por um ou mais profissionais legalmente habilitados. Em relação às fiscalizações realizadas no ano passado pelo Crea-PR, a Inspetoria de Umuarama contabilizou 689 ações fiscalizatórias no período, sendo 336 no segmento da Engenharia Civil. Seguida pelas modalidades de Agronomia (151), Mecânica/Metalúrgica (71), Engenharia Elétrica (68), Química/Geologia/Minas (8), Segurança do Trabalho (7) e outras (48). As fiscalizações aconteceram seguindo todas as normas preventivas contra a Covid-19, municipais e nacionais.

Fonte:

Deixe seu comentário