Portal da Cidade Umuarama

trânsito

Semáforo da Ângelo Moreira com Castelo Branco em fase final de instalação

De acordo com a Umutrans, dispositivo deve ser acionado até o início da próxima semana

Publicado em 30/06/2020 às 04:31

A implantação da sinalização foi definida após estudos de mobilidade urbana (Foto: Prefeitura Municipal de Umuarama)

A instalação do novo semáforo no cruzamento das avenidas Doutor Ângelo Moreira da Fonseca com Presidente Castelo Branco está na reta final. A previsão é de que até a próxima semana o equipamento seja acionado. Nesta segunda-feira, 29, uma equipe da Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) trabalhava na instalação das hastes e porta-focos, enquanto as intervenções civis estão sendo concluídas – prolongamento de canteiros, implantação de rotatória e rebaixamento de guias para acessibilidade.

Nos próximos dias, o cruzamento vai receber reforço na sinalização e placas para orientar os motoristas. O semáforo existe no cruzamento com a Avenida Manaus será sincronizado, para dar mais fluidez ao trânsito. “Nossa preocupação com o trânsito é constante, tanto para reduzir o número de acidentes quanto para dar mais fluidez e segurança à circulação de veículos, pois a mobilidade é importante para o desenvolvimento econômico do município”, disse recentemente o prefeito Celso Pozzobom. 

A sinalização foi definida após estudos. A Umutrans decidiu pelas intervenções diante do grande movimento das duas vias e também às melhorias previstas para a Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca dentro do Plano de Mobilidade Urbana, em fase de implantação, que prevê outras mudanças a serem implantadas futuramente. 

Há algumas semanas a Umutrans implantou semáforos no cruzamento da Ângelo Moreira com a Rondônia, nas proximidades da 7ª Subdivisão Policial, e trocou o conjunto semafórico da Avenida Paraná com Flórida, que foi danificado por um acidente de trânsito. “O investimento na Rondônia foi de R$ 55.350,00. Também implantamos placas indicativas ao longo de toda a via, a fim de orientar os condutores”, disse a diretora da Umutrans, Dianês Maria Piffer. Já na Paraná com Flórida o investimento foi de R$ 45 mil. Foram trocados todos os porta-focos pelo novo modelo (ciclovisual) e também o controlador. 

Mobilidade

Os estudos para elaboração do Plano de Mobilidade de Umuarama revelaram que a Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca é uma das vias mais importantes da cidade, conectando dois extremos da área urbana – liga a rodovia PR-323 até a Avenida Portugal, na saída para Maria Helena. “É importante que os motoristas respeitem a sinalização. Os dispositivos estão bem sinalizados por placas, mas toda a mudança exige um pouco mais de atenção e cuidado, até a adaptação”, completou Dianês. 

Nos últimos dois anos, além de melhorias estruturais como recapeamento asfáltico, sinalização e galerias pluviais, o município implantou sinalização semafórica em seis cruzamentos da Ângelo Moreira da Fonseca com as avenidas Zaeli, Rondônia, Padre José Germano Netto Júnior, Anhanguera, Apucarana e também no entroncamento com as avenidas Ivo Sooma e Guanabara (na antiga Praça Odete Mossurunga). O cruzamento com a Presidente Castelo Branco receberá o sétimo conjunto semafórico desta importante artéria do trânsito local.

Fonte:

Deixe seu comentário