Portal da Cidade Umuarama

Economia

Reunião discute os próximos passos da ZPE que será instalada em Umuarama

A Zona de Processamento de Exportação trará vários benefícios fiscais para empresas

Publicado em 03/08/2022 às 09:15

O parque industrial da ZPE irá ocupar uma área de 80 alqueires às margens da rodovia PR-482, entre Umuarama a Maria Helena (Foto: Portal da Cidade Umuarama/Eduardo Sebim)

Uma comitiva de Umuarama, liderada pelo prefeito Hermes Pimentel, esteve em Curitiba nesta semana para tratar de vários projetos em parceria com o governo do Estado. Em uma das visitas o grupo foi recebido pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo presidente da Invest Paraná, José Eduardo Bekin, para discutir os próximos passos da criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE).

O encontro teve ainda a presença do representante da Fênix Empreendimentos, Cássio Garcia, vencedora da licitação para implantação da área de livre comércio – que pode ser a primeira da iniciativa privada no país –, do secretário municipal da Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva, dos deputados estaduais Delegado Fernando e Márcio Nunes e do diretor de Indústria e Comércio do município, Paulo Leon Baraniuk.

Na reunião, a empresa Fênix informou como está o andamento dos projetos de viabilidade econômica e de conceito arquitetônico e estrutural (com o respectivo orçamento das edificações e o cronograma de execução) e o plano de negócios. “O projeto final deve conter uma proposta concreta de instalação da primeira indústria que iniciará a produção na ZPE, visando o mercado internacional”, lembrou Baraniuk.

Nesta quinta-feira (4) haverá uma reunião on-line para discutir mais detalhes. “O importante é que temos o apoio total do governo do Estado, da Invest Paraná e o olhar atento da Secretaria Especial das Zonas de Processamento de Exportação do Ministério da Economia para que todas as formalidades sejam cumpridas. Este é um projeto de grande envergadura, que trará muitos benefícios para o desenvolvimento de Umuarama e região e querem ver ele funcionando o quanto antes”, disse o prefeito

Com o papel de cada parte bem definido – governo federal, estadual, Invest Paraná, empresa e município – caberá agora ao Executivo municipal elaborar uma lei para definir os incentivos fiscais que serão concedidos às empresas que se instalarem na ZPE. “Esse projeto está em fase de elaboração nas secretarias municipais de Fazenda e Administração e em breve deve ser apresentado pelo prefeito Pimentel para análise e votação na Câmara de Vereadores”, informou o secretário Marcelo Adriano.

Enquanto isso, os parceiros envolvidos na iniciativa seguem prospectando negócios para futuros investimentos. “Tanto a Invest Paraná, quanto a Fênix e o município têm mantido contato com empresas locais, de outros Estados e até do exterior para mostrar o potencial regional e despertar o interesse de se instalarem na ZPE de Umuarama. O futuro é bem promissor, mas agora temos que avançar com as próximas etapas”, completou o secretário.

Fonte:

Deixe seu comentário