Portal da Cidade Umuarama

Economia

Programa oferece terrenos para instalação ou ampliação de indústrias em Umuarama

A partir de julho serão lançadas novas licitações de terrenos para implantação de indústrias dentro do Programa de Desenvolvimento Econômico, o Prodeu

Publicado em 30/05/2023 às 17:19

A indústria foi o setor econômico que mais cresceu em Umuarama nos últimos anos (Foto: Assessoria)

Novas licitações de terrenos para implantação de indústrias, dentro do Programa de Desenvolvimento Econômico de Umuarama (Prodeu), serão lançadas a partir de julho. Pelo menos três espaços serão disponibilizados por meio de licitação e outras áreas devem ser autorizadas até o final do ano, nos parques industriais e também no perímetro urbano onde o zoneamento permite a atividade industrial.

O secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva, orienta que empresários interessados fiquem atentos à divulgação dos editais no diário oficial do município e também no site da Prefeitura, clicando no botão ‘Transparência’ e selecionando a opção ‘Licitações’.

A participação é aberta a todos, basta que o empresário faça o protocolo de manifestação de interesse na Prefeitura. “O objetivo é assegurar condições aos investidores que querem iniciar ou ampliar a atividade, gerando empregos e desenvolvendo a nossa economia. O Prodeu oferece concessão dos terrenos com possibilidade de doação futura, caso os critérios sejam cumpridos dentro dos prazos e condições estabelecidas”, explicou o secretário.

A Secretaria de Indústria e Comércio tem hoje cerca de 150 protocolos abertos de interesse em terrenos. Como a procura é maior que a oferta, o programa define critérios para o atendimento dos protocolos e o primeiro é a licitação. “Todas as propostas são avaliadas e o dono da maior pontuação é contemplado com a concessão do terreno disponibilizado no edital”, informou o diretor de Indústria e Comércio e agente de desenvolvimento Paulo Leon Baraniuk.

O diretor explica que vários critérios são considerados na pontuação, sendo os principais a maior oferta de empregos (e o padrão salarial), o valor do investimento proporcional à área requerida e a proposta de aumento do faturamento da empresa, a partir da ocupação efetiva do espaço. “O vencedor da licitação recebe a concessão de uso pelo prazo de cinco anos e após isso, obedecidas as cláusulas contratuais, pode ser concretizada a doação definitiva do terreno”, completou.

A lei municipal que rege o Prodeu foi atualizada recentemente, dentro da nova realidade econômica. “As mudanças reforçam nossa disposição de apoiar o desenvolvimento econômico de Umuarama incentivando a atração de novas indústrias e a expansão dos empreendimentos que já operam na cidade”, acrescentou o prefeito Hermes Pimentel.

“Com a aprovação da Câmara de Vereadores até dezembro queremos dispor de mais terrenos para licitação, com a infraestrutura necessária para implantação das indústrias para gerar empregos e incrementar a receita tributária do município, promovendo o crescimento econômico e a qualidade de vida da população”, pontuou o prefeito.

A indústria foi o setor econômico que mais cresceu em Umuarama nos últimos anos. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do governo federal mostram que o setor foi o que mais contratou mão de obra em 2021 e 2022, além de manter o estoque de empregos, diferente da evolução notada no Estado e no país – onde o setor de serviços e a construção foram os mais fortes.

A maior procura por terrenos do Prodeu para ampliação e instalação de novos empreendimentos (cerca de 80%) é por indústrias dos setores alimentício, moveleiro, confeccionista e metalúrgico, entre outros. “Reforço que o empresário interessado deve ficar atento à publicação dos editais e se tiver alguma dúvida pode procurar o setor de Indústria e Comércio na Prefeitura para esclarecimentos”, completou o secretário Marcelo Adriano.

Fonte:

Deixe seu comentário