Portal da Cidade Umuarama

Cadastre-se

PIX é o novo meio de pagamento dos cooperados Sicoob de Umuarama e região

O novo sistema de pagamentos e transferências promete revolucionar a maneira como pessoas físicas e jurídicas lidam com dinheiro

Publicado em 13/11/2020 às 03:24
Atualizado em

Vale lembrar que só em agosto, o Sicoob registrou mais de 506 milhões de transações e que mais de 85% delas foram feitas via App Sicoob ou internet banking (Foto: Sicoob)

Neste mês de Outubro começou o cadastramento do PIX, o novo sistema de pagamentos instantâneos e transferências criado pelo Banco Central, que promete revolucionar a maneira como pessoas físicas e jurídicas lidam com dinheiro. O serviço começa a funcionar em novembro e para ter acesso ao sistema, antes é preciso fazer um cadastro. Só no primeiro dia, foram mais de 3,5 milhões de inscrições no Sicoob.

Afinal, o que é o PIX Sicoob?

O PIX é um novo meio de pagamentos e transferências desenvolvido para facilitar as transações financeiras. Não é um aplicativo nem um novo banco e vai funcionar dentro das plataformas das instituições financeiras. A expectativa é que o sistema seja o grande substituto de DOCs e TEDs, por ser gratuito e estar disponível 24h, sete dias por semana. Com o PIX, as transações serão concluídas em até dez segundos.   

Para que serve?

O PIX poderá ser usado para transferências de dinheiro, seja entre pessoas físicas ou jurídicas, e também para fazer e receber pagamentos. No caso dos pagamentos, será possível realizar compras e pagar imediatamente pelo celular, via aplicativo da instituição financeira. Os órgãos governamentais também vão aderir ao PIX, para que os cidadãos possam pagar contas e tributos de forma instantânea.   

Como se cadastrar seu PIX no Sicoob?

Para usar o PIX, o primeiro passo é criar uma chave de acesso, que vai servir como identificação dentro do sistema. É ela que vai direcionar o dinheiro para a conta. É possível escolher quatro tipos de chaves para o cadastro: um e-mail, número do CPF, número de telefone, código de números e letras aleatório chamado EVP.

Cada conta pode ter até cinco chaves diferentes para pessoa física e 20 para pessoa jurídica destinadas a ela. O inverso também é possível: quem tem mais de uma conta no Sicoob, pode se cadastrar mais de uma vez no PIX, só precisa usar chaves diferentes para cada uma. Por exemplo: número do celular para uma conta e CPF para outra, e assim por diante.

Quais as vantagens do PIX Sicoob para os cooperados?

O PIX chega ao mercado em um momento de intensa transformação digital das instituições financeiras. A novidade vai reduzir a quantidade de transações feitas com dinheiro em espécie, facilitar o cotidiano de pessoas e empresas, além de estimular o uso dos canais digitais, possibilitar a integração de instituições financeiras e auxiliar no fluxo de caixa dos estabelecimentos comerciais. Por enquanto, os pagamentos dependem de internet para serem realizados. Porém, para 2021 está prevista uma forma de pagamento offline.

Vale lembrar que só em agosto, o Sicoob registrou mais de 506 milhões de transações e que mais de 85% delas foram feitas via App Sicoob ou internet banking.

Outra questão importante é que algumas regiões do país tem uma logística mais complexa para levar e trazer dinheiro e a adoção do PIX também pode reduzir os custos operacionais das instituições financeiras.

Quando o PIX Sicoob começa a funcionar?

No dia 16 de novembro, o PIX estará disponível para todos os inscritos. Se você ainda não cadastrou, basta conferir no app Sicoob ou conferir o passo a passo do cadastramento no site www.sicoob.com.br/web/pix.

Fonte:

Deixe seu comentário