Portal da Cidade Umuarama

Ecossistemas

Missão de Umuarama busca aperfeiçoamento no Innovation Summit, em Florianópolis

Profissionais conheceram agentes voltados ao fortalecimento da capacidade de inovação e da competitividade econômica

Publicado em 16/08/2019 às 02:28
Atualizado em

Comissão técnica umuaramense que participou do Innovation Summit Brasil 2019, em Florianópolis (SC) (Foto: Divulgação)

Uma missão técnica de Umuarama participou entre os dias 12 e 14 de agosto, em Florianópolis (SC), da primeira edição do Innovation Summit Brasil. O evento é realizado pela Rede Nacional das Associações de Inovação e Investimentos (RNAII) e reuniu cerca de 2 mil pessoas para debater sobre o tema central “Ecossistemas de Inovação: criativos, conectados e competitivos”.

O Innovation Summit Brasil tem o objetivo de formular proposições para apoiar e estimular o investimento em empreendedorismo inovador no Brasil e reunir diferentes agentes para definição de ações voltadas ao fortalecimento da capacidade de inovação e da competitividade da economia.

A programação do evento contou com sessões plenárias de diferentes temas do ecossistema de inovação brasileiro – como “investimento inteligente”, “indicadores e retorno de investimentos em C,T&I”, e “competitividade e inovação no Brasil pós reformas” – e com o Fórum Sebrae de Inovação.

Entre os palestrantes, o destaque foi o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação e Comunicação (MCTIC), Marcos Pontes. Durante a palestra que deu início aos trabalhos da feira, o representante do Governo Federal afirmou que há uma série de pesquisas em curso, que tem como objetivo produzir riquezas e trazer retornos de investimentos ao Brasil.

Além da programação do Summit, o evento contou, também, com atividades paralelas (sessões plenárias + Fórum Sebrae) das instituições que compõem a Rede Nacional das Associações de Inovação e Investimentos (RNAII) – realizadora do evento.

A missão técnica de Umuarama foi composta por Cremilton Fernandes, chefe da seção de Inovação e Empreendedorismo do IFPR, Lucas Ambrosano, professor da UEM, Rodrigo Tartari, professor da UEM, Thiago Pereira do Nascimento, professor do IFPR, Adriano Pereira da Silva, consultor Sebrae/PR, Eduardo Goiano, coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPR, Kenny Gonçalves, vice-presidente do Conjove e Guilherme Turcato, empresário e diretor de núcleos setoriais da Aciu.

Adriano Pereira da Silva / Consultor Sebrae/PR / Umuarama

Ecossistema

A missão técnica umuaramense pretende com o conhecimento obtido na Innovation Summit Brasil 2019 contribuir com a criação e desenvolvimento do ecossistema de inovação e tecnologia de Umuarama

Adriano Pereira da Silva / Consultor Sebrae/PR / Umuarama

Durante a sua participação no Innovation Summit Brasil, a missão técnica de Umuarama visitou o Sapiens Parque – que é um parque de inovação que possui infraestrutura e dedica seu espaço para abrigar empreendimentos, projetos e outras iniciativas inovadoras estratégicas para o desenvolvimento de uma região.

Os umuaramenses também visitaram a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). Ela é a principal representante do empreendedorismo inovador em Santa Catarina. A sua missão é apoiar o ecossistema local de ponta a ponta, das startups às empresas de grande porte, gerando conexões que fortalecem o setor de tecnologia no estado.

Por fim, a missão técnica de Umuarama participou do Fórum Sebrae de Inovação, que apresentou um ecossistema de inovação com foco na geração de valor para os pequenos negócios, explorando suas interações, os caminhos que podem ser trilhados e as conexões necessárias para a inovação, o desenvolvimento tecnológico, e incremento da competitividade dos pequenos negócios.

Fonte:

Deixe seu comentário