Portal da Cidade Umuarama

Hemonúcleo de Umuarama precisa urgente de sangue tipo O negativo

Publicado em 11/09/2017 às 08:54

Umuarama – O Hemonúcleo de Umuarama está necessitando de doações de sangue do tipo O negativo. Ele é conhecido como universal. Pode ser transfundido em qualquer pessoa. Mas apenas 9% dos brasileiros possuem esse tipo sanguíneo. É muito utilizado pelos hospitais pois é o sangue que salva em situações de emergência. O sangue O positivo é o sangue mais utilizado no Brasil. O estoque de um hemocentro deve ter, no mínimo, 50% desse tipo sanguíneo.

Podem doar sangue cidadãos com boa saúde e que tenham idade entre 18 e 69 anos. Além disso, os candidatos devem pesar mais de 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. Estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto são requisitos imprescindíveis para quem deseja ser doador.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Além disso, a doação é voluntária, anônima, altruísta e não remunerada. Todo o processo de doação é rápido, seguro e indolor, leva cerca de 40 minutos.

Durante a doação, são retirados até 450 ML de sangue, que pode salvar até quatro vidas. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano - homens a cada 60 dias e mulheres devem respeitar um intervalo de 90 dias entre as doações.

Serviço 

Para doações espontâneas não há necessidade de agendamento. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h, e no terceiro sábado do mês das 8h às 12h. O Hemonúcleo está localizado na avenida Manaus, 4444, Centro Cívico.

Fonte:

Deixe seu comentário