Portal da Cidade Umuarama

Economia

Funcionários do Sesc e Senac realizam protesto contra corte de orçamento

Texto em pauta no Senado Federal quer destinar 5% da arrecadação das entidades para a Embratur

Publicado em 17/05/2023 às 09:30
Atualizado em

A manifestação contra a retirada de recursos do Sesc e do Senac aconteceu no final da tarde de terça-feira (16), em frente à unidade de Umuarama (Foto: Portal da Cidade Umuarama/Eduardo Sebim)

Uma manifestação contra a retirada de recursos do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) aconteceu no final da tarde de terça-feira (16), em frente à unidade de Umuarama, localizada na Avenida Duque de Caxias. O ato foi realizado de forma simultânea em todo o Brasil.

O Projeto de Lei de Conversão (PLV) pretende tirar 5% do orçamento das instituições destinados à educação, saúde, cultura, lazer e assistência social para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).


No caso do Sesc, seriam fechadas 36 unidades com corte de 1.994 empregos. Haveria redução de 2,6 milhões de quilos de alimentos distribuídos pelo premiado Programa Mesa Brasil Sesc. Além disso, teria a supressão de 2,6 mil exames de saúde e de 37 mil atendimentos em atividades de lazer. Cerca de 2 mil apresentações culturais, com público estimado em 14 milhões de pessoas, deixariam de ser realizadas.

No Senac, o desvio seria responsável pelo fechamento de 29 centros de formação profissional, encerramento de 31.115 mil matrículas gratuitas e mais de 7 milhões de horas-aula de cursos reduzidas. Além da demissão de 1.623 pessoas e do fim de 23 laboratórios de formação específica para a área do Turismo.


Somente no Sesc Paraná, com o corte dos recursos, R$ 4,3 milhões deixarão de ser aplicados em atendimentos gratuitos, poderá haver a redução de 119 mil toneladas de alimentos distribuídos e 93 apresentações culturais deixarão de ser realizadas a um público superior de 4,6 milhões de pessoas.

No Senac Paraná os impactos representam a redução de R$ 6 milhões em atendimentos gratuitos e queda de 312 mil horas-aula gratuitas. Com a redução do repasse dos recursos do Sesc e do Senac, 187 postos de trabalho serão cortados, cinco unidades de serviço poderão ser fechadas e haverá o encerramento de atividades em oito municípios paranaenses.


O Sesc e o Senac não são contrários ao Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) que irá fomentar o setor de turismo e eventos. Entretanto, repudiam os artigos 11 e 12, inseridos no PLV 09/2023, aprovado na Câmara dos Deputados em 25/04/2023, que desviam 5% da arrecadação compulsória destinada ao Sesc e ao Senac, conforme o art. 240 da CRFB/1988.

Fonte:

Deixe seu comentário