Portal da Cidade Umuarama

alto índice

Fiscalização às medidas de prevenção à covid-19 é intensificada em Umuarama

O índice de ocupação nos leitos de UTI exclusivos para pacientes com coronavírus chegou a 90% e desrespeito às normas preocupa

Publicado em 14/07/2020 às 08:44

Fiscais da Vigilância em Saúde atenderam diversas denúncias de descumprimento de regras (Foto: Prefeitura Municipal de Umuarama)

Autoridades da área de Saúde em Umuarama reforçam o apelo à sociedade para que sejam cumpridas as medidas de prevenção ao contágio pelo coronavírus, conforme determinam decretos municipais de situação de emergência, restrições e cuidados que devem ser observados pela população nas residências, locais públicos, comércio e prestação de serviço. Com apoio da Guarda Municipal, fiscais da Vigilância em Saúde trabalham diariamente na fiscalização e orientação aos estabelecimentos comerciais e moradias.

Entre quinta-feira, 9, e o último domingo, 12, dezenas de vistorias foram realizadas além do atendimento a denúncias de descumprimento das normas. As ações estão sendo intensificadas em decorrência do aumento no número de casos positivos de covid-19 e do alto índice de ocupação dos leitos hospitalares destinados ao tratamento da doença – nesta segunda-feira, 13, nove dos 10 leitos de UTI disponíveis estavam ocupados, bem como metade das 30 vagas em enfermaria. 

Na quinta-feira a equipe percorreu logradouros públicos, praças, ATIs, bosques, lagos, campos de futebol e similares, sinalizando-os com placas e fita zebrada para que as pessoas não ocupem os equipamentos nem formem aglomeração, seguindo as recomendações decretadas pelo município. Foram sinalizados o Lago Tucuruvi, Jd. Ouro Branco, Pq. Tarumã, Pq. Daniele, Jd. Porto Belo, Pq. Laranjeiras e Jd. São Cristóvão. 

Houve denúncias e reclamações de desrespeito às medidas restritivas em bares, com pessoas aglomeradas jugando sinuca sem uso da máscara; estabelecimentos atendendo de portas fechadas, com mesas e clientes no interior; academia funcionando com artes marciais, festas em residência com diversos convidados e vários locais foram notificados na sexta-feira (bares na cidade e nos distritos de Serra dos Dourados e Santa Eliza, residências, postos de combustíveis, barbearias, uma conveniência e lanchonetes). Outros locais foram orientados, inclusive em Lovat, totalizando 41 ações de fiscalização e orientação em vários bairros da cidade e distritos. 

No domingo foram mais 26 ações de natureza semelhante, realizando orientações e autuações. Um estabelecimento que comercializava carne assada sem alvará foi fechado pela fiscalização e um supermercado também foi infracionado pela Vigilância Sanitária por atendimento ao público e fechado pro orientação da Vigilância. No final da tarde, em conjunto com servidores da Secretaria de Esporte e Lazer e da Vigilância Sanitária, foram feitas orientações a frequentadores do Lago Aratimbó em relação à Covid 19. Nas proximidades do aeroporto, foram notificados vendedores ambulantes e em igrejas fiscalizadas as normas de prevenção estavam sendo observadas – poucos fiéis, distanciamento adequado e álcool gel disponível.

Fonte:

Deixe seu comentário