Portal da Cidade Umuarama

Economia

Encontro com cadeia produtiva irá promover a piscicultura em Umuarama

A piscicultura é uma boa oportunidade de renda, que demanda pouco esforço – embora constante – e produz um gênero alimentício muito valorizado

Publicado em 24/03/2023 às 18:31

Evento reunirá no mesmo ambiente os produtores e representantes dos diferentes segmentos da cadeia produtiva do peixe (Foto: freepik/ilustrativa)

Produtores rurais interessados a uma nova oportunidade de geração de renda no campo, especialmente nas pequenas propriedades, são o público-alvo do 1º Encontro de Piscicultura de Umuarama, que será realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura no próximo dia 12, a partir das 14h no anfiteatro da Prefeitura.

O evento reunirá no mesmo ambiente os produtores e representantes dos diferentes segmentos da cadeia produtiva do peixe, além dos técnicos do município que desenvolveram o projeto como alternativa de alta densidade de renda para pequenas áreas.

A piscicultura é uma boa oportunidade de renda, que demanda pouco esforço – embora constante – e produz um gênero alimentício muito valorizado, com mercado garantido. “Além disso, temos condições favoráveis em termos de clima, com temperatura bem adequada e um ciclo de produção estimado em oito meses, que pode ser menor quando a maior parte do crescimento dos peixes se dá no verão, gerando uma renda rápida e significativa para as pequenas propriedades”, explicou o secretário de Agricultura do município, Murilo Teixeira.

O Noroeste é visto como uma nova fronteira para a piscicultura, já que a região Oeste – o nascedouro da atividade – já encontra-se saturada para a atividade. O prefeito Hermes Pimentel colocou o município à disposição dos produtores para apoiar a iniciativa. “A Prefeitura incentiva esse projeto com subsídio de hora máquina para construção dos tanques, pagamento da consultoria para a implementação do projeto e acompanhamento”, disse. “A possibilidade de sucesso e retorno é grande, porque estamos juntando todos os envolvidos no ciclo produtivo”, acrescentou.

O encontro reunirá os setores envolvidos na outorga para uso da água, assistência técnica, fornecimento de alevinos e de ração, capital de giro e comercialização, além do acompanhamento e do apoio na construção dos tanques. Estarão presentes representantes das cooperativas Cocamar e C. Vale, Sicredi, Instituto Água e Terra (IAT), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e para a comercialização a região conta com o empório Toesca e o frigorífico Talismã, além da equipe da administração municipal.

Poucos municípios da região contam com frigoríficos de peixe já montados, inspecionados e que agregam credibilidade ao programa. O trabalho é embrionário, mas as perspectivas são bem favoráveis no médio prazo.

“Em parceria com o IDR-PR, que está bem avançado no processo, queremos mostrar aos produtores que o negócio é rentável, mesmo utilizando pequenas áreas da propriedade. A ideia é dar os primeiros passos em conjunto até o produtor se firmar para que possa, em algum tempo, caminhar com as próprias pernas junto aos parceiros comerciais”, acrescentou Murilo Teixeira.

A produção de peixes de cultivo no Paraná supera a 140 mil toneladas. A tilápia é principal espécie produzida no Estado, com 125 mil toneladas, seguida pela produção de carpas e bagres. A atividade é mais consistente nas regiões Oeste (Toledo e Cascavel) e Norte (Apucarana, Cornélio Procópio, Londrina e Santo Antônio da Platina), embora envolva outros municípios em menor escala.

Bem conduzida, a piscicultura permite uma renda econômica significativa dependendo do nível tecnológico adotado, e possibilita o envolvimento de outros membros da família, como mulheres e jovens. Junto com a Prefeitura o IDR-PR orienta os produtores quanto à obtenção de recursos para financiamento e custeio da atividade, apoio à comercialização e a legalização ambiental, além de prestar assistência técnica com profissionais especializados desde o planejamento à implantação dos tanques, sistemas de produção de peixes e gestão técnica e econômica da atividade.

Fonte:

Deixe seu comentário