Portal da Cidade Umuarama

ECONOMIA

Dia dos Pais deve ter aumento de 10% nas vendas, diz Aciu

Apesar de momento inseguro na economia brasileira, comerciantes têm boas expectativas

Publicado em 09/08/2018 às 02:09

Os itens mais procurados para agradar os pais devem ser as roupas, perfumes, calçados e acessórios, ferramentas, artigos esportivos e smartphones (Foto: Aciu)

Embora os brasileiros ainda estejam sensíveis aos efeitos da lenta recuperação econômica e do desemprego, a maioria (61%) dos consumidores deve ir às compras neste Dia dos Pais. A conclusão é de um levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), órgão representado na cidade pela Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama). Comerciantes locais apostam em um aumento médio de 10% nas vendas de 2018 em relação ao ano anterior.

Comemorado tradicionalmente no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais é considerado por muitos o ‘patinho feio’ das datas comemorativas por não injetar cifras tão expressivas como Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Mesmo assim, a comemoração serve de termômetro para analisar o desempenho do varejo no segundo semestre, ainda permeado por incertezas no campo político e por uma recuperação econômica gradual.

Em várias lojas de Umuarama os empresários já registraram aumento nas vendas especiais para os pais, caso de Sueli Narvaes, da loja Rainha dos Calçados. “Durante toda a semana já observamos muitos pedidos para presentes. Estamos muito otimistas para este sábado (11) e com certeza teremos vendas maiores que no ano passado”, relata.

Gerente de vendas de uma das maiores lojas de perfumes da cidade (O Boticário), Vanessa Santana também acredita que este ano será melhor que em 2017. “Temos o Malbec, perfume que é campeão nacional de vendas e agrada papais de todos os tipos e idades. E este carro-chefe traz o consumidor para conhecer outras muitas opções de presentes que temos na loja, por isso temos certeza de que os resultados serão muito bons”, aposta.

Um item que sempre agrada aos pais – ferramentas – tem sido muito procurado na empresa de Jane Bittencourt, a Casa dos Parafusos, e feito alavancar as vendas. “Colocamos furadeiras, parafusadeiras, jogos e caixas de ferramentas, acessórios e até máquinas com descontos para o Dia dos Pais. Estamos muito contentes com os resultados e acreditamos que as vendas serão superiores às do ano passado”, relata Jane, que também tem a Empório da Casa, que vende vinhos e bebidas especiais. “Também aqui estamos tendo ótimos resultados e acreditamos em um aumento de 30% com relação ao ano anterior”, conta.

Camisas polo estão entre os itens mais procurados como presentes aos pais na loja Magazin Avenida, da empresária Nilce Daleffi. “Roupas são presentes muito bem-vindos, por isso sempre temos boas vendas no Dia dos Pais: camisas, calças, blusas, jaquetas, acessórios, enfim, estamos esperando excelentes vendas este ano”, declara.

Nacional

De acordo com a pesquisa do SPC Brasil, neste ano os itens mais procurados para agradar os pais devem ser as roupas (50%). Em seguida aparecem os perfumes e cosméticos (32%), calçados (28%) e acessórios (27%), como cintos, carteiras, relógios e meias. Haverá ainda procura por ferramentas (10%), artigos esportivos (10%) e smartphones (10%).

Com relação à forma de pagamento, a maioria dos entrevistados mostra preferência pelo pagamento à vista, seja em dinheiro (53%) ou cartão de débito (22%). O pagamento via cartão de crédito, seja em parcela única ou mais de uma parcela, será escolha de 16% e 25% dos consumidores, respectivamente.

Fonte:

Deixe seu comentário