Portal da Cidade Umuarama

Capacitação

Curso gratuito de panificação prepara novos profissionais em Umuarama

Curso abre um novo horizonte ao qualificar o trabalhador para empreender, para criar e manter o seu próprio negócio

Publicado em 21/02/2018 às 06:15
Atualizado em

Desta vez, 15 alunos foram inscritos para o treinamento, que envolve as partes teórica e prática com duração de 72 h/aula (Foto: Tiago Boeing/ PMU)

A Secretaria Municipal de Indústria deu início, Comércio e Turismo, em parceria com a Agência do Trabalhador e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a mais um curso para formação de mão de obra qualificada em panificação, na tarde desta segunda-feira, 19. Desta vez, 15 alunos foram inscritos para o treinamento, que envolve as partes teórica e prática com duração de 72 h/aula.

O secretário de Indústria e Comércio, Douglas Bácaro, explicou a importância da qualificação na preparação do trabalhador para corresponder às exigências do mercado de trabalho. “Além da preparação para ser um bom funcionário e conquistar a estabilidade profissional, o curso abre um novo horizonte ao qualificar o trabalhador para empreender, para criar e manter o seu próprio negócio”, afirmou.

Bácaro explicou que trata-se de um curso de ótima qualidade, para o qual foi contratado um parceiro com ampla experiência na formação de mão de obra. “O investimento do município é de R$ 18 mil para oportunizar uma nova direção na carreira dos alunos inscritos, tendo como parceiro executor o Senac. As aulas serão às quintas e sextas-feiras, na parte da tarde”, lembrou, destacando que os formados estarão aptos a trabalhar em panificadoras e padarias de supermercados, um setor em constante expansão no município.

“Já iniciou a construção de uma nova unidade do Supermercado Cidade Canção, em breve a rede Planalto terá uma nova filial na Praça Anchieta e outras redes têm manifestado interesse em abrir lojas em Umuarama. Além disso temos diversas panificadoras e confeitarias que precisam de mão de obra qualificada e ainda tem a possibilidade de empreender, ou seja, esse curso vai fazer a diferença na vida profissional desses alunos”, reforçou o prefeito Celso Pozzobom, ao autorizar a realização.

O gerente-executivo do Senac, Valdemir Frasson, lembrou que é o segundo curso realizado em parceria com a prefeitura, na área de panificação, e revelou que a grande procura por vagas já assegurou a abertura de mais uma turma em março próximo. “Além disso, podemos oferecer outros cursos de aperfeiçoamento e especialização em algum produto, dentro do ramo”, acrescentou.

A turma começará com aulas teóricas na sede do Senac, sobre atendimento, boas práticas, cuidados na manipulação de alimentos, higiene, organização e empreendedorismo. Em seguida os alunos passam para o aprendizado prático na panificadora municipal, instalada junto à Divisão de Alimentação Escolar.

“O foco é a geração de renda, seja como empregado ou empreendedor. A maioria dos alunos decidiu agora por este segmento e não tem experiência, mas todos sairão daqui qualificados e com um certificado de respeito no mercado”, completou o chefe da Agência do Trabalhador de Umuarama, Clóvis Palozi. Ele acompanhou a abertura do curso ao lado do presidente do Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho, João Luiz Bortolato.

Fonte:

Deixe seu comentário