Portal da Cidade Umuarama

Economia

Câmara técnica discutirá ações para a agricultura e agronegócio no CDU

Conselho de Desenvolvimento de Umuarama ganhou mais uma câmara técnica com a instalação do grupo que vai discutir agricultura, pecuária e agroindústria

Publicado em 19/01/2023 às 17:38

A reunião de instalação aconteceu na Prefeitura de Umuarama, sob a condução do presidente do conselho, empresário João Barreto Witwytzkyj, e pelo secretário municipal de Agricultura, Murilo Teixeira, com representantes de diversas instituições (Foto: Assessoria)

O Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU) ganhou mais uma câmara técnica nesta quinta-feira (19) com a instalação do grupo que vai discutir agricultura, pecuária e agroindústria. A reunião de instalação aconteceu na Prefeitura de Umuarama, sob a condução do presidente do conselho, empresário João Barreto Witwytzkyj, e pelo secretário municipal de Agricultura, Murilo Teixeira, com representantes de diversas instituições e segmentos ligados ao setor.

O vice-presidente do CDU e representante da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), Orlando Santos, disse que a câmara técnica da agricultura e agronegócio – assim como as demais já em funcionamento – buscará discutir a realidade do setor e propor estratégias para promover o seu desenvolvimento. “Pedimos o apoio e a união das lideranças aqui presentes, nos moldes do cooperativismo, para nos equipararmos a outras cidades da região que estão mais desenvolvidas no agronegócio, como Paranavaí e Cianorte”, destacou.

Representando o prefeito Hermes Pimentel, o secretário Murilo Teixeira reforçou os objetivos do CDU, a leitura que já foi feita do setor agropecuário e as ideias propostas pelos conselheiros, “que merecem ser aprofundadas com a participação dos representantes das instituições que vivem e atuam nesse meio”, disse.

Também apresentou as ações do município e as metas para a cadeia do leite (aumentar a produção e atrair um laticínio), da mandiocultura (implantar uma agroindústria e expandir a área cultivada), desenvolver a produção de hiortifruti – promovendo a cooperativa de produtores (Cooperu) e abrindo outros mercados – e também estimular a sucessão familiar nas propriedades rurais.

“Temos hoje cerca de 3 mil produtores rurais cadastrados na prefeitura (com o CadPro), dos quais cerca de 80% possuem até 15 alqueires de terra que somam cerca de 49 mil hectares de área, de um total de 110 mil hectares agricultáveis em todo o município”, informou Murilo. Segundo ele, a média de idade dos produtores já supera os 50 anos e a baixa produtividade – em torno de R$ 1,5 mil mensais, em média – inviabiliza a permanência dos filhos no campo. “É esta realidade quie precisamos mudar e estamos trabalhando para isso”, acrescentou.

O ex-prefeito Fernando Scanavaca, presidente do Sindicato Rural Patronal, sugeriu que o CDU faça um amplo estudo sobre a realidade de Umuarama, com as estruturas disponíveis em áreas importantes como saúde, educação, tecnologia, infraestrutura e mão de obra, para apurar a qualidade de vida que a cidade pode oferecer para potenciais investidores. “Grandes empresas só virão para Umuarama se houver as condições adequadas. Precisamos trabalhar nesse aspecto”, solicitou.

A reunião contou com as presenças de representantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM), UniAlfa Faculdade, sindicatos patronal e dos trabalhadores rurais, Aciu, Sociedade Rural de Umuarama (SRU), Senar/PR, cooperativa dos produtores de leite (Cooplu), secretarias municipais de Agricultura e de Indústria e Comércio, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Cooperu, Cresol, Adapar, IDR/PR, Aeanopar, Confea, maçonaria e Rotary Club, entre outras instituições e entidades.

Fonte:

Deixe seu comentário