Portal da Cidade Umuarama

Economia

Bom desempenho da indústria faz Umuarama se destacar na geração de empregos

Puxado pelo ótimo desempenho do setor industrial, o saldo da Capital da Amizade ficou positivo em 463 empregos em maio de 2022

Publicado em 29/06/2022 às 17:20
Atualizado em

Com o resultado, Umuarama ficou bem à frente das grandes cidades da região Noroeste (Foto: Assessoria)

Umuarama fechou mais um mês com saldo positivo na geração de emprego, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia do governo federal. Mais que isso: a cidade registrou o sexto melhor saldo em todo o Paraná e manteve o crescimento médio acima das médias do Estado e do país. Puxado pelo ótimo desempenho do setor industrial, o saldo da Capital da Amizade ficou positivo em 463 empregos em maio de 2022.

Num mês em que o comércio teve saldo negativo de 21 empregos (foram 490 contratações com carteira assinada e 511 demissões), o bom desempenho foi garantido pelos setores da indústria – onde foram contratados 837 trabalhadores e demitidos 389 (saldo positivo de 448) – e da construção civil (93 contratados e 60 demitidos, saldo de 33). Em números globais, as empresas de Umuarama contrataram 1.863 trabalhadores, enquanto 1.400 profissionais foram desligados – daí o saldo de 463 empregos.

Com o resultado, Umuarama ficou bem à frente das grandes cidades da região Noroeste – Campo Mourão foi 9º lugar no Estado, com 257 empregos de saldo; Paranavaí ficou em 15º, com 166; e Cianorte ocupou a 24ª colocação, com 125. No ranking estadual, a cidade ficou atrás apenas de cidades muito maiores como Curitiba (3.663 de saldo), Londrina (911), Maringá (683) e Cascavel (613), e posicionou-se bem próximo de Toledo (491).

O desempenho de Umuarama foi melhor em maio, ainda, do que cidades com um estoque bem maior de trabalhadores empregados – casos de Colombo (409 de saldo), São José dos Pinhais (374), Foz do Iguaçu (224), Arapongas (163) e Ponta Grossa (156). Conforme os dados do Caged, o estoque de empregados na cidade, no mesmo mês, foi de 32.059 trabalhadores formais.

“Além disso, existe a informalidade (sem dados disponíveis) e temos ainda milhares de microempreendedores individuais ativos, que formam uma massa de trabalho bem acima dos números oficiais”, informou o secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva.

O prefeito Hermes Pimentel destacou que o saldo de maio foi também o maior dos cinco meses de 2022. “O mercado de trabalho segue consolidado em Umuarama. Mesmo num mês ruim para o comércio, a soma de trabalhadores contratados ficou bem acima do número de demitidos, o que mostra a solidez da nossa economia e confirma a tendência de recuperação dos efeitos que o setor produtivo sofreu durante a pandemia”, avaliou.

“Podemos observar nas ruas da cidade que as empresas estão contratando e a indústria vive um bom momento. Hoje, por exemplo, temos 234 vagas de emprego abertas na Agência do Trabalhador”, completou o prefeito.

O gerente da agência, Reginaldo Barros, complementa que Umuarama ocupou em maio a 14ª colocação do Estado em volume de admissões (1.863), porém o destaque maior se dá justamente pela manutenção da maioria desses empregos. “Isso é resultado de vários fatores, entre os quais a qualificação dos trabalhadores. Com o apoio do prefeito Pimentel, temos investido bastante em cursos profissionalizantes, contratados pelo município ou em parceria com instituições como o Senac, Sesi e Senat e também a Casa do Empreendedor e o Sebrae”, emendou.

Em parceria com o Senai, por exemplo, em breve serão disponibilizados cursos de assistente administrativo (educação de jovens e adultos com qualificação profissional), costureiro de máquina reta e overloque e estofador de móveis (qualificação), informática básica e introdução a controlador lógico programável (aperfeiçoamento profissional).

Fonte:

Deixe seu comentário