Portal da Cidade Umuarama

Construção

Aprovação de obras em Umuarama manteve bom ritmo em agosto

O índice de aprovação de projetos cresce desde abril e além das obras privadas, há o movimento do setor com muitas obras públicas

Publicado em 10/09/2018 às 07:43

A geração de empregos é apenas um dos setores beneficiados com o aquecimento da construção civil (Foto: Tiago Boeing)

A construção civil segue em ritmo acelerado em Umuarama, o que vem elevando a média de obras iniciadas desde abril deste ano. Em agosto, a Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos aprovou 25.095,43 metros quadrados de edificações – número bem próximo do bom desempenho obtido no mês anterior, quando foram liberados 25,6 mil m² de obras. Com isso, a média mensal – que chegou a 19.215 m² – já encostou na média registrada no ano passado (19.450 m²).

O diretor de Planejamento Urbano do município, Antônio Carlos Lavagnini, informou que a tendência é que os números se mantenham elevados. “Neste mês de setembro teremos um bom índice de projetos liberados, pois apenas um empreendimento residencial aprovado nos últimos dias já soma mais de 10 mil m². As perspectivas são muito boas e quando a construção civil vai bem, ela leva consigo vários outros setores – principalmente a geração de empregos”, comentou.

Para o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, a geração de empregos é apenas um dos setores beneficiados com o aquecimento da construção civil. “Podemos relacionar seguramente o comércio, com a venda de materiais de construção, acabamento, móveis e até eletrodomésticos, afinal quem entra em casa nova quer e se esforça para renovar também a mobília”, afirmou.

O prefeito Celso Pozzobom lembrou que com o início de algumas obras públicas de vulto e a retomada de outras obras que encontravam-se travadas, nas próximas semanas, o setor vai receber mais um impacto positivo. “Creio que pode ficar difícil encontrar toda a mão de obra necessária. Muitos postos de trabalho serão abertos pela construção civil e isso vai injetar mais recursos na nossa economia, movimentando o comércio, a prestação de serviços e outros setores. É um ciclo importante para consolidar Umuarama na condição de polo regional e atrair mais desenvolvimento”, avaliou.

Para o prefeito, o momento tímido que o setor viveu no início do ano já está superado. Os números são a prova. “O índice de aprovação de projetos só cresce desde abril deste ano e além das obras privadas, temos movimentado o setor com muitas obras públicas em andamento e outras em vias de serem iniciadas”, disse Pozzobom, citando como exemplos a construção do novo Terminal Rodoviário, a última etapa do Centro de Eventos, a ampliação do Aeroporto Municipal, o novo Centro de Especialidades Médicas, reformas e ampliações de prédios públicos e várias frentes de pavimentação e recape asfáltico.

Fonte:

Deixe seu comentário