Portal da Cidade Umuarama

Na contramão

Apesar da crise, construção civil mantém ritmo em Umuarama

Vários segmentos se beneficiam do setor, desde o comércio de materiais de construção, elétrico e até de eletrodomésticos

Publicado em 07/06/2018 às 05:48

No ano passado, o setor encerrou o período de 12 meses com a média de 19.450 m² (Foto: José Anselmo Sabino)

Levantamento da Diretoria de Planejamento da Prefeitura de Umuarama aponta que o setor de construção civil manteve um bom nível de atividade em maio, um pouco acima da média registrada nos quatro meses anteriores – que foi de 15.358 m² de projetos aprovados. No mês passado, o setor aprovou 18.135 m² em obras das mais diversas dimensões e finalidades.

O secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, informou que em maio foram liberados 156 alvarás para construções e reformas. “A maioria refere-se a construção de moradias térreas, mas também liberamos sobrados, prédios e edificações comerciais. O importante é que a construção civil mantém-se aquecida em Umuarama e ajuda a movimentar a nossa economia”, afirmou o secretário.

Para o diretor de Planejamento urbano, Antônio Carlos Lavagnini, trata-se de um setor importante porque além de gerar empregos, num momento em que a economia nacional enfrenta dificuldades, produz efeitos positivos no comércio e no setor de prestação de serviços. “Vários segmentos se beneficiam da construção civil, desde o comércio de materiais de construção, de acabamentos, elétrico e também a venda de móveis e eletrodomésticos, pois quem se muda para uma casa nova quer tudo novo”, comentou.

No ano passado, o setor encerrou o período de 12 meses com a média de 19.450 m² e um total de 233.407 m² de projetos aprovados, tendo em junho a maior contribuição mensal (45.150 m²). O volume foi semelhante a 2016 (233.411 m²) e neste ano, nos cinco primeiros meses, o acumulado é de quase 80 mil m², com média mensal de 15.913 m².

“Embora haja uma variação em relação a 2017, o importante é que o setor mantém o ritmo e a movimentação. Umuarama tem uma economia forte que não se rende à crise nacional. A administração também oferece diversos mecanismos para estimular a economia, como a formação e intermediação de mão de obra, a Casa do Empreendedor e melhorias na infraestrutura para atrair novos empreendimentos. E o resultado está aí”, avaliou o prefeito Celso Pozzobom.

Fonte:

Deixe seu comentário