Portal da Cidade Umuarama

Análise começa a ser formatada para atrair investidores a Umuarama

Publicado em 21/06/2017 às 03:03

Umuarama - Reunião nesta terça-feira (20), no gabinete, com a presença do prefeito Celso Pozzobom, foi o pontapé inicial do convênio entre a Prefeitura de Umuarama – por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo – e a Agência Paraná Desenvolvimento. “Foi a primeira reunião técnica onde entregamos as informações solicitadas pela agência em um questionário com 170 perguntas sobre as características de nossa cidade. Com esses dados, a PR Desenvolvimento realizará um diagnóstico socioeconômico completo sobre Umuarama, para nos ajudar a atrair os investimentos que se enquadram ao perfil e ao potencial da nossa economia”, disse o secretário Douglas Bácaro (Indústria e Comércio).

Em seis semanas mais duas reuniões estão agendadas. Na próxima será apresentado o relatório preliminar, para discussões e ajustes, e na terceira o relatório final com a vocação, o perfil e a infraestrutura local para investimentos. Na reunião desta terça estiveram presentes, além do prefeito Celso e do secretário Douglas, representantes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Sesi/Senai, Sebrae, Emater, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu), Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU), secretarias municipais da Fazenda, Educação e Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Sindilojistas, Alimentos Zaeli e equipe do Plano Diretor, além da presidente da Câmara Municipal, vereadora Maria Ornelas.

O prefeito Celso Pozzobom lembrou que esse diagnóstico socioeconômico é uma das propostas incluídas no seu plano de governo. “Precisamos atrair empresas e investimentos para promover o desenvolvimento econômico e social de Umuarama, mas para isso é preciso conhecer o que se encaixa melhor na nossa realidade. Não podemos fazer apostas sem planejamento, sem estudos e uma pesquisa detalhada do que temos a oferecer, em termos de infraestrutura, mão-de-obra, condições ambientais, energéticas e logísticas, entre outros”, afirmou.

O levantamento considera ainda fatores como ambiente favorável, localização estratégica, potencial humano, segurança energética, condições automotivas e de transporte, nível de tecnologia de informação e economia digital, agroindústria, biotecnologia, life sciences (higiene pessoal e cosméticos), capacidade produtiva e apoio de investidores, além da localização estratégica, conforme o gerente de desenvolvimento econômico e empresarial da Paraná Desenvolvimento, Jean Carlos Albertini, que participou da reunião da última terça-feira. Segundo ele, o programa dura em média seis meses, tempo suficiente para os primeiros contatos com potenciais investidores.

Com este convênio, a Paraná Desenvolvimento será parceira do município. “Conhecendo nossa potencialidade, a própria agência – que tem contato direto com empresas que buscam oportunidades de investimentos no Estado – poderá direcionar empreendimentos, promover visitas de executivos e aproximar o nosso município dos recursos que vão gerar empregos para a população e acelerar o progresso de Umuarama”, completou o secretário Bácaro.

Fonte:

Deixe seu comentário