Portal da Cidade Umuarama

pandemia

Aciu apresenta requisições para aprimorar protocolos em Umuarama

Encontro realça importância do diálogo entre o COE e a sociedade organizada

Publicado em 01/12/2020 às 21:54

Encontro aconteceu no anfiteatro Haruyo Setogutte (Foto: Aciu)

O prefeito Celso Pozzobom, o promotor Marcos Antonio de Souza e a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, receberam na manhã desta terça-feira (1°), no anfiteatro Haruyo Setogutte (Centro Cívico), representantes da Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu), dos feirantes e outros segmentos.

Como membros efetivos do Centro de Operações de Enfrentamento à Covid-19 (COE), eles abriram espaço para requisições que serão avaliadas no conjunto. Pozzobom ressaltou a importância de manter um canal aberto com a sociedade organizada em um cenário suscetível, que requer revisões praticamente diárias. As recomendações do COE embasam a atualização dos protocolos preventivos por meio dos decretos executivos.

A Aciu foi representada pelo presidente, Orlando Luiz Santos, pelo 1º vice-presidente, José Celso Zolim, e pelo diretor setorial de Comércio, Clóvis Bruno Filho. “Entregamos um ofício que sintetiza o clamor aliado ao senso de responsabilidade dos nossos associados. Mais do que nunca, estamos empenhados na conscientização, mas destacamos aspectos que devem, antes, ser reconhecidos como requisições para aprimorar os protocolos”, contextualiza Orlando Luiz Santos.

Uma das observações do documento é a valia da dilatação moderada do expediente comercial. “Notamos em várias localidades que, com alguns ajustes, tendo o consumidor mais tempo para realizar compras com segurança, é possível minar as aglomerações. Mas, claro, não é possível tolerar o desrespeito às medidas mais efetivas: máscara, álcool e distanciamento”, complementa.

A proposição contemplaria os seguintes ajustes horários: das 9h às 19h/20h, de segunda a sexta, e das 9h as 13h aos sábados para o comércio tradicional; abertura das padarias às 6h, de segunda a sábado; abertura de bares, restaurantes e similares até 22h, mas com proibição de venda de bebidas alcoólicas a partir das 14h, sob pena de cassação de alvará e multa pesada; proibição de mesas em calçadas e aglomeração nos arredores; atenção redobrada no tocante a fiscalizar as filas de casas lotéricas e agências bancárias; atendimento delivery até 22h e única exceção dominical para o expediente farmacêutico.

As ideias serão compiladas e avaliadas pelo COE, bem como a aspiração dos feirantes, que requerem a realização de pelo menos duas feiras semanais, dada a escala de prejuízo no período recente e o inequívoco apelo de atividade essencial.

Fonte:

Deixe seu comentário